Biotério Central reutiliza 130 litros de água por dia captados dos aparelhos de ar-condicionado

Desde maio, o Biotério Central da UFMS capta a água dos aparelhos de ar-condicionado das áreas administrativa, de criação e de experimentação. Atualmente, a Instituição reutiliza 130 litros de água por dia, por meio de oito canos de 100 mm e dois metros de comprimento, para limpeza dos corredores e calçadas e para irrigação do jardim de entrada da unidade de apoio vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho, a proposta é uma inspiração por gerar economia para a Universidade e por contribuir com o meio ambiente. “Parabenizamos a equipe do Biotério Central pela excelente iniciativa na captação e reutilização de água dos aparelhos de ar-condicionado. Essa iniciativa é um exemplo brilhante de como atitudes simples podem promover a economia de água e reforçar nosso compromisso institucional com a sustentabilidade. É um orgulho ver projetos como este contribuindo para um futuro mais sustentável”, reflete.

O projeto piloto teve início entre fevereiro e março deste ano, com apenas um cano, para captação de água de dois aparelhos. Com o sucesso da proposta, o setor pretende expandir a iniciativa e implementar o modelo a todos os equipamentos do Biotério Central. Com exceção da área administrativa, as áreas de Criação, Laboratório de Edição e Conservação Genética e Experimentação NB2 precisam manter os splits ligados 24 horas.

De acordo com a responsável técnica do Biotério Central, Telma Bazzano da Silva, o que antes era um desperdício e causava desconforto virou uma questão de sustentabilidade, além de render orgulho para os servidores do local. “O desperdício de água, junto aos danos que esta causava às paredes e calçadas, as deixando com manchas escuras e uma aparência desagradável, nos incomodava”, explica. “Alegra-me muito perceber o resultado da união de uma equipe em prol de uma iniciativa tão nobre. Todos se motivaram e se empenharam desde a discussão da ideia inicial, da viabilização dos materiais, da instalação e pintura dos canos e da realização dos cálculos sobre a economia a ser gerada com essa iniciativa. É muito gratificante saber, na prática, que estamos contribuindo com o meio ambiente e com uma UFMS cada vez mais sustentável. Esperamos inspirar outros setores da UFMS”, revela.

A médica veterinária do Biotério Central, Adriana Guercio, aponta que a economia é de 0,13 m³ por dia, o equivalente a 3,9 m³ por mês. Isto daria algo em torno de R$ 150 mensais. “A expectativa é economizar R$ 1,8 mil em 12 meses. Parece pouco, mas […] o grande impacto é de comportamento. O fato de, ao invés de descartar a água, reutilizá-la é um trabalho de conscientização, porque mostra a importância de tomar pequenas atitudes para evitar desperdícios. Se cada setor tiver essa preocupação, a economia passa a ser mais relevante”, analisa.

Política de Sustentatabilidade

A ideia se inspira na Política de Sustentabilidade da UFMS, atualizada em 2022, e alicerçada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. O instrumento propõe ações voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável e estabelece diretrizes norteadoras para as questões socioambientais em todos os câmpus da Universidade, o que incluí a racionalização e eficiência dos recursos.

A Instituição também possui um Plano de Gestão de Logística Sustentável para o triênio 2022-2024. O documento possui objetivos, responsabilidades, ações, metas, cronogramas de execução e monitoramento das iniciativas para a gestão sustentável da Universidade, com oito eixos temáticos: materiais de consumo; eficiência energética; eficiência hídrica e esgoto; resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras, obras e contratações sustentáveis; deslocamento de pessoal; e educação socioambiental.

O diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho, ainda destaca que é fundamental intensificar as ações relacionadas a recursos hídricos, especialmente alinhadas com os ODS 6 e 14. “A sustentabilidade na UFMS depende de iniciativas que preservem e utilizem eficientemente nossos recursos naturais. Continuaremos a promover e incentivar projetos que reforcem nosso compromisso com a água limpa, saneamento e a vida aquática. Além disso, ações de eficiência energética e hídrica são essenciais para atendermos ao Plano de Logística Sustentável e aos princípios e objetivos da Política de Sustentabilidade da UFMS. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável, com base em práticas que garantam a melhoria contínua da gestão e o desenvolvimento sustentável”, finaliza.

Texto: Rafael Belo

Fotos: Leonardo Chaves