Carteiras, documentos, garrafas de água, cartões e até peças de roupa: estes são alguns itens que compõem a lista de objetos que estão guardados, no setor de Achados e Perdidos, localizado na Biblioteca Central, na Cidade Universitária.
A recepcionista Laura da Costa Ceratti relata que os objetos, geralmente, são encontrados por funcionários da própria Universidade e entregues ao setor. “A maioria são de pessoas que perdem ao redor, nos blocos e aí alguém encontra e acaba vindo deixar aqui. Tem também quem perde aqui dentro, ou os funcionários, ou pessoal da limpeza, acha, recolhe e traz até aqui na secretaria”.
Depois de guardá-los, à equipe só resta a espera, mas, nem sempre os donos dos objetos extraviados aparecem para recuperá-los.
“Quando é carteira, documento, ou algo de mais valor, costumam vir no mesmo dia. Agora quando é garrafinha, ou outras coisas de menor valor, às vezes vêm com uma semana, dois dias, ou nunca vêm”, conta Laura.
Caso tenha perdido algum objeto, basta procurar a unidade de segunda a sexta-feira. A profissional vai conferir a compatibilidade da descrição com os itens do Achados e Perdidos e, caso se confirme, será feita a devolução
“Mesmo se a pessoa perdeu alguma coisa há muitos anos pode vir, porque provavelmente ainda vai estar aqui. Pode vir, ou ligar, pode me falar as características, eu confiro, e informo para a pessoa vir aqui olhar se realmente é o objeto perdido”, completa Laura.
O mesmo vale para quem achar objetos nos corredores da UFMS. Devolver um item perdido pode fazer a diferença para outros alunos. São ações que tornam a UFMS melhor para todos!
Texto: Gabrielle Tavares