A Biblioteca Central promoveu, hoje, o primeiro treinamento para uso da base de dados v|lex, que dá acesso a mais de 80 milhões de documentos de 134 países e disponíveis em 13 idiomas. O treinamento, inédito na biblioteca, aconteceu pela manhã e, à noite, também ocorre. O treinamento é voltado para alunos, técnicos administrativos e professores da Instituição.
Coordenadora da Biblioteca Central, Lucia Vianna Oliveira lembra que não são todas as universidades que contam com esta base de dados e lembra que esta é mais uma fonte de pesquisa para a comunidade acadêmica. A pessoa terá acesso de qualquer ponto do campus, pontua.
O treinamento da v|lex foi dado por um representante da empresa. A coordenadora da Biblioteca Central afirma, ainda, que os treinamentos concedidos por representantes destas bases de dados são bastante eficientes pelo conhecimento que pode ser compartilhado. Eles têm conhecido de todos os recursos disponíveis, diz Lucia.
Quem não pode participar do treinamento hoje, pode tirar dúvidas com uma bibliotecária da Biblioteca Central, já disponível para este atendimento, segundo a coordenadora.
Para acessar o v|lex, o usuário deve criar um nome de usuário e senha. Acessando com o próprio login, o usuário pode, inclusive, criar uma pasta para guardar suas pesquisas, por exemplo. A ferramente permite, ainda, que o usuário imprima livros ou faça o download das publicações.
O v|lex reúne jurisprudências, legislação, códigos, livros, revistas, formulários e contratos de vários países da Europa, América do Norte, Central e do Sul, Ásia e África. Além disso, a base de dados reúne materiais em 13 idiomas diferentes, entre eles Português, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano. Considerada a mais abrangente biblioteca jurídica disponível na internet, a v|lex traz publicações referentes a 134 países, com mais de 80 milhões de documentos e posts atualizados em tempo real. São cerca de 1,8 mil livros jurídicos e 1,6 mil periódicos, jornais e revistas do mundo.