Base de Estudos do Pantanal complementa formação de acadêmicos desde 1991

Além da estrutura multicampi, a UFMS também fornece uma base de estudos aos acadêmicos, espaço inteiramente dedicado para fornecer uma experiência mais vasta e completa na formação dos estudantes.

A Base de Estudos do Pantanal (BEP) é localizada no Passo do Lontra, região entre o Pantanal de Miranda e do Abobral, e iniciou as atividades em 1991. Sua área total é de 21,5 hectares na margem direita do Rio Miranda e a área construída possui cerca de 1500m².

A BEP conta com alojamento com capacidade para 48 pessoas, além de sala de reuniões, anfiteatro e laboratórios. Os acadêmicos de graduação são atendidos com aulas práticas e os de pós-graduação utilizam o espaço para atividades de campo, pesquisas e desenvolvimento de projetos e dissertações. A base também recebe projetos de extensão.

O Pantanal é um dos principais biomas do mundo e a localização privilegiada da BEP contribui para a exploração científica de pesquisadores não só da UFMS, mas também de instituições nacionais e internacionais.

Bonito

Em 2008, a Universidade criou novos campi por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o Campus de Bonito (CPBO) foi fruto desta ampliação. As aulas começaram em 2009 e eram oferecidos os cursos de Administração e Turismo e Meio Ambiente.

Desde o final de 2017, o campus não possui mais aulas presenciais e agora oferece cursos de Educação a Distância (EaD). Estão em andamento os cursos de graduação em Educação Física, Pedagogia e Letras, e de pós-graduação em Gestão Pública Municipal e Educação Física Escolar.

Além das aulas EaD, a área do CPBO em breve funcionará como base de estudos. Já está em andamento a regulamentação para que o processo se oficialize, contabilizando mais um espaço voltado especialmente para o desenvolvimento de aulas, projetos e pesquisas.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno

Fotos: arquivo