Banco de talentos da Agrotec recebe inscrições de pesquisadores externos à Universidade

Profissionais colaboradores de toda a comunidade interessados em atuar nos projetos desenvolvidos pela Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio poderão se credenciar junto ao Banco de Talentos da unidade. As inscrições estarão abertas em formato contínuo a partir desta sexta-feira, 14 de julho, até 31 de janeiro de 2024 no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj)

A Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio é uma unidade da UFMS credenciada junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que atua no segmento da bioeconomia desenvolvendo produtos e processos inovadores dentro de três linhas: Bioinsumos; Tecnologia de Alimentos; e Tecnologia para a Sustentabilidade do Agronegócio. O intuito é fomentar a inovação com o desenvolvimento de produtos e processos sob demanda, para empresas e empreendedores de todos os portes.

A coordenadora geral, Maria Lígia Rodrigues Macedo, informou que o objetivo deste credenciamento é “estimular e envolver os pesquisadores externos em atividades científicas, tecnológicas, empreendedoras e inovadoras, contribuindo assim para a formação e qualificação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisa e inovação aplicada ao desenvolvimento de produtos e de processos”.

“Outro objetivo é propiciar aos estudantes, por meio da interação com os pesquisadores qualificados, a aprendizagem de técnicas e métodos práticos e aplicados decorrentes das condições criadas pelo envolvimento direto com desafios reais de PD&I”, apontou o coordenador de gestão de projetos, Reinaldo Farias Paiva de Lucena.   

“Os pesquisadores externos credenciados irão compor o Banco de Talentos e poderão, eventualmente, serem convidados a compor equipe que desenvolverá projetos de P,D&I pela Agrotec, conforme a linha de desenvolvimento do projeto e o perfil, a formação e a experiência do pesquisador”, explica o coordenador de captação de talentos da Agrotec, Marco Mattos. A atuação poderá ser como bolsista ou como voluntário, conforme a necessidade do projeto.

Para participar é preciso ter diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e currículo cadastrado na plataforma Lattes. Além do preenchimento on-line de um formulário no Sigproj, será preciso anexar a documentação indicada no edital de inscrição.

Os resultados serão publicados no Boletim Oficial da Universidade e na página da Agrotec em até 15 dias úteis após a submissão da inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail agrotec.embrapii@ufms.br

Texto: Ariane Comineti