Bacharelado em História recebe conceito máximo na avaliação do MEC

O Curso de Bacharelado em História da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) recebeu o conceito máximo atribuído pelo Ministério da Educação (MEC). A nota foi atribuída a partir de avaliação in loco, durante o processo de reconhecimento do curso. A comissão de avaliadores levou em consideração fatores como organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do curso.

“Ficamos muito contentes com mais esse sucesso na avaliação. É reflexo de toda dedicação e comprometimento dos professores, dos técnicos e dos estudantes, e também da importância que a administração da UFMS tem com as avaliações dos nossos cursos. Esta avaliação demonstra para a sociedade a qualidade da formação que oferecemos aos nossos estudantes e contribui na consolidação do protagonismo da UFMS na educação e na ciência no Mato Grosso do Sul e no Brasil”, avalia o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

A diretora da Fach, Vivina Dias Sol Queiroz, reforça que o reconhecimento demonstra a excelência do projeto pedagógico apresentado. “Ser avaliado com a nota máxima aumenta a credibilidade e confiança na nossa Universidade. O historiador egresso do nosso bacharelado terá no seu currículo essa nota máxima, que é resultado do trabalho coletivo, incluindo a gestão universitária, todo o corpo docente e discente. Esse resultado é o retorno da dedicação coletiva e comprometida com a promoção de uma formação integral de excelência. E o trabalho é dedicação dos técnicos e das técnicas em educação que não mediram esforços para nos ajudar com a burocracia”.

“Fomos procurados muitas vezes para que criássemos o curso de bacharelado. Tivemos e temos a preocupação em formar um historiador que tenha verdadeiramente um lugar no mercado de trabalho. Por isso, constantemente avaliamos nossas práticas, levamos em consideração além do ofício, as inovações tecnológicas que podem melhorar a qualidade do ensino e a formação integral do estudante. Também mantemos a bibliografia atualizada com a ajuda permanente da Alessandra Borgo, diretora de Bibliotecas, e toda sua equipe”, avalia a coordenadora do Curso de Bacharelado em História, Dilza Porto Gonçalves.

A coordenadora também reforça que o resultado é fruto de um trabalho coletivo. “A nota é resultado de anos de amadurecimento do grupo de professores da História. O Projeto Pedagógico do Curso foi construído coletivamente, com um trabalho de parceria com a Pró-Reitoria de Graduação que esteve sempre pronta para nos atender na hora dos ajustes e das legislações. Não é fácil resumir e apresentar o trabalho que levamos anos construindo. Por isso, agradeço de coração a todas as pessoas que trabalharam muito para o sucesso dessa apresentação para as avaliadoras”.

Texto: Alíria Aristides