Estudantes matriculados nos cursos de graduação presenciais de todos os câmpus da UFMS, com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa, já podem solicitar os auxílios Alimentação, Creche, Moradia, Permanência e Transporte para o primeiro semestre de 2025. O auxílio transporte é uma novidade implementada para atender à demanda dos estudantes dos câmpus em municípios que não oferecem o transporte coletivo gratuito. As inscrições devem ser feitas até 6 de abril no sistema auxilios.ufms.br.
A reitora Camila Ítavo explica que todos os auxílios de assistência estudantil são vinculados a Política Nacional de Assistência Estudantil. “O governo investe nos estudantes como uma grande estratégia de desenvolvimento nacional e, principalmente, olha para aqueles estudantes em vulnerabilidade econômica e fortalece o dia a dia deles com os auxílios para que eles possam se dedicar aos estudos. Essa é uma grande vantagem competitiva quando a gente pensa na Universidade Federal, é desenvolvimento social, econômico e inclusão”, enfatiza.
A proposta do auxílio transporte nasceu da discussão ampla promovida pela o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional integrado ao Projeto Pedagógico Institucional e foi implementada em novembro de 2024. “Temos estudantes que moram em outros municípios e que vêm todos os dias para a Universidade. Com esse apoio do Governo Federal, que é uma inovação da UFMS, a gente vai poder oferecer uma modalidade de auxílio para garantir que nenhum aluno deixe de vir para a Universidade por falta de condições de transporte”, destaca a reitora. “Isso é uma demanda que partiu do coletivo e a gente conseguiu implementar, estamos muito felizes com isso”, acrescenta.
Para se inscrever no processo de seleção dos auxílios permanência e alimentação, o estudante de curso presencial da UFMS deve cumprir apenas os requisitos básicos: renda familiar per capita de até um salário mínimo, comprovada pela folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico), não ter concluído qualquer outro curso de graduação, não possuir penalidades administrativas e não ter ultrapassado dois semestres do tempo regular do curso. Para os demais auxílios, há requisitos específicos dispostos no edital.
O vice-reitor e pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto, reforça que a Universidade possui mais de 2 mil estudantes beneficiários e esse edital disponibiliza cerca de 700 novas vagas. “A nossa documentação base para todos esses auxílios é a Folha Resumo do CadÚnico. Se o estudante ainda não tem, pode fazer esse cadastro em um dos Centro de Referência de Assistência Social disponíveis nas cidades onde nós temos câmpus, para que ele possa concorrer”, explica.
“Esses auxílios são para ajudar o estudante a permanecer conosco durante todo o período do seu curso, que tenha sucesso na integralização e possa terminar o seu curso com sucesso”, complementa o vice-reitor.
Neste ano, há uma outra novidade. Para facilitar o processo de inscrição, todos os estudantes deverão inserir a Folha Resumo do CadÚnico apenas no Sistema Acadêmico (Siscad). “É uma inovação que nós estamos trazendo. Antes o estudante tinha que inserir a folha resumo também no sistema de auxílios. […] Agora não, ele vai inserir uma vez apenas no Perfil do Estudante no Siscad e nós vamos buscar esse documento lá. No sistema de auxílios, ele só tem que colocar a documentação específica de cada auxílio”, ressalta Schiaveto.
Em caso de dúvidas, os estudantes poderão buscar os setores de Assistência Estudantil em cada câmpus ou a Secretaria de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), localizada no Corredor Central da Cidade Universitária. Os contatos de e-mail e telefone da Proaes também estão à disposição para auxiliar os interessados no processo de inscrição.
Mais informações estão disponíveis no edital abaixo:
Texto: Thalia Zortéa