Estudantes, servidores e colaboradores terceirizados podem praticar a ginástica e fazer aulas de tecido acrobático na Cidade Universitária. As inscrições começam na segunda-feira, 28, e seguem até o dia 1º de setembro. Para garantir a vaga, os interessados devem comparecer presencialmente à Academia Escola e apresentar comprovante de vínculo com a Instituição. As aulas devem começar a partir de 4 de setembro.
As atividades são gratuitas e oferecidas por meio do projeto de extensão Ginástica na UFMS, coordenado pela professora do curso de Educação Física Sarita Bacciotti, com colaboração da professora Mariana Biagi Batista. “[Teremos] aulas em um espaço apropriado e com bons materiais e equipamentos instalados na Sala de Ginástica, localizada no interior da Academia Escola. Os estudantes têm pedido bastante”, diz Sarita.
A professora explica que o projeto busca fortalecer o vínculo com o público interno da Universidade. Ela detalha que as aulas vão envolver a prática da ginástica de forma divertida. “Em todas as aulas vamos trabalhar de forma lúdica, especificamente, os fundamentos da ginástica, como deslocamento, saltos, rotações, posições estáticas, balanços e aterrisagens. A preparação física enfatiza o desenvolvimento das capacidades físicas. E, por fim, há a valorização da troca entre as pessoas, por isso, a amizade”, explica.
Qualquer pessoa, independentemente da idade, forma ou habilidade, pode participar das atividades como parte de uma rotina diária de condicionamento físico. Para as aulas de ginástica são oferecidas 45 vagas distribuídas igualmente em três turmas: a Turma A, com aulas nas segundas e sextas-feiras das 9h às 10h; a Turma B, com aulas nas terças das 14h às 15h30h; e a Turma C, com aulas nas terças e quintas-feiras, das 17h às 18h.
O projeto oferecerá também aulas de tecido acrobático. “Em 2022 oferecemos aulas de tecido acrobático em outro projeto. Neste ano, foi incorporado ao projeto de Ginástica por suas características artísticas e acrobáticas que são compatíveis com as práticas gímnicas e circenses. As aulas de tecido precisam de preparação, para que o aluno possa sustentar o próprio corpo. Como utilizamos muita força nas técnicas de subida, fazemos um trabalho de fortalecimento dos membros superiores, abdômen, além da flexibilidade para a execução das figuras no tecido e as evoluções, ou seja, apresentações em forma de sequência”, complementa.
As aulas de tecido acrobático são oferecidas em duas turmas, sendo dez vagas para cada uma e serão realizadas nas segundas-feiras, das 18h30h às 20h, para a Turma A, e nas quartas-feiras, das 18h30h às 20h, para a Turma B.
Texto: Vanessa Amin