Aula inaugural do Programa de Residência em Psicologia Clínica tem a participação do psicanalista Christian Dunker

O Programa de Residência Uniprofissional em Psicologia Clínica da UFMS realizou na manhã deste sábado, 16, a aula inaugural com o psicanalista Christian Dunker. O evento ocorreu no Teatro Glauce Rocha e o tema da palestra ministrada pelo professor convidado foi “Clínica, ciência e sofrimento psíquico“. 

A vice-reitora Camila Ítavo agradeceu aos envolvidos pela criação do programa de residência e celebrou a participação do convidado.  “Primeiro, quero agradecer ao professor Christian, muito obrigada pela sua presença! A Universidade se sente honrada em recebê-lo. Este é um momento especial, é a aula inaugural da nossa tão sonhada Residência em Psicologia Clínica”, disse.

O coordenador do programa de residência e professor da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), Tiago Ravanello, enfatizou a importância do encontro. “Receber Christian Dunker, um dos grandes nomes da psicologia e da psicanálise na nossa contemporaneidade para dar início a esse projeto, que é um sonho coletivo de termos uma Residência de Psicologia Clínica voltada para a promoção da saúde mental dos nossos estudantes e poder oferecer para eles um evento de abertura como este, é uma honra, é uma alegria, é uma felicidade. Isso coloca a UFMS no cenário de grandes eventos nacionais, mostra a potência do nosso projeto, do nosso sonho e também é um grande convite para que as pessoas venham conhecer o projeto da residência, se interessem seja pela extensão do trabalho, seja pela possibilidade de, quem sabe um dia, fazer parte desse grupo”.

O professor titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Christian Dunker, é reconhecido não apenas no meio acadêmico, mas também nas redes sociais, onde possui milhares de seguidores que acompanham os seus  conteúdos. “Então, queria agradecer a todo o pessoal que correu aqui para estarmos juntos nesta inauguração da abertura dos trabalhos da Residência em Psicologia, promovida e organizada pelo professor Thiago Ravanello. Esta é uma experiência original no Brasil, e estamos tentando implantá-la também na USP […]. É um assunto absolutamente urgente, os níveis de suicídio e de doenças mentais estão subindo, não apenas no Brasil, e nós não temos iniciativas visíveis como esta em escala nacional”, analisou.

A professora do Curso de Psicologia da Fach, Thaíze de Souza Reis, expressa a importância da palestra para a área de atuação. “Para a residência eu acho que é fundamental, para marcar o início dessa residência, eu acho [importante] para os estudantes conhecerem as pessoas que eles, muitas vezes, leem os trabalhos, artigos, livros. […] Dunker fala também numa linguagem que acessa mesmo quem não é da área da psicologia. Espero que a gente consiga ao longo desses anos trazer outros nomes também para movimentar não só a residência, mas o curso de psicologia, o programa de mestrado em psicologia também e a Universidade”, afirmou.

O estudante do Programa de Residência Uniprofissional em Psicologia Clínica,  Luiz Eduardo Nolasco, celebrou a presença do professor convidado. “Estamos começando os trabalhos agora, então é muito interessante termos uma figura de peso como o Christian Dunker vindo prestigiar, pois ele tem muito a contribuir e também muito a transmitir para aqueles que ainda não têm muita noção do trabalho de um psicólogo. Ele possui anos de experiência em psicologia clínica, e essa residência, por ser pensada como uma psicologia clínica, diferencia-se um pouco das outras. […] Estamos focados em abrir espaços de escuta e em auxiliar o Serviço Escola de Psicologia, que já é um serviço existente na Universidade”.

A estudante do  Curso de Psicologia, Giovana Oliveira Brandão, também aproveitou o sábado para conhecer de perto Dunker. “Aprecio bastante o trabalho dele. Costumo assistir muitos vídeos em seu canal e acho que a maneira como ele aborda a psicanálise agrega muito”.

Texto e fotos: Elton Ricci