Auditórios recebem investimentos de R$ 300 mil para revitalização

Mais de R$ 300 mil foram investidos na revitalização dos dois auditórios do Complexo Multiuso 1 e na Sala de Atos da Reitoria, na Cidade Universitária. As obras foram entregues nesta terça-feira, 22, e na última sexta-feira, 18. O reitor Marcelo Turine agradeceu toda a equipe envolvida nas obras e ao diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), Robert Schiaveto, e a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo Helena Rodi Neumann. “Temos que comemorar sempre que entregamos uma obra, uma reforma, porque nas condições atuais, representam vitórias”, disse.

De acordo com o diretor de Planejamento e Infraestrutura da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura, Sandro Dornelles, os investimentos foram aplicados na troca do piso, parte elétrica, projeto acústico, revestimento interno, iluminação e mobiliário. A professora Helena explicou que a preocupação maior foi em relação à sustentabilidade, utilizando materiais que tivessem maior durabilidade, e com a acústica. Nos dois auditórios do Complexo Multiuso 1 foram feitas: troca do piso de madeira por um piso especial vinílico, que é mais espesso e por isso absorve mais o barulho, principalmente, dos sons dos passos tanto na área do público quanto do palco, permanecendo bonito por mais tempo. Também foram colocados painéis fonoabsorventes nas paredes laterais para diminuir o barulho da plateia.

A Sala de Atos foi entregue no dia 18

Na Sala de Atos, além da troca do piso e instalação dos painéis foi trocado todo o mobiliário e resolvido o problema de infiltração. A construção de degraus e a nova disposição das poltronas permite também uma maior visibilidade. “Hoje, é possível ao palestrante ou professor falar, inclusive, sem microfone nos ambientes”, disse Helena.

Helena destacou também a possibilidade de integração com o corpo técnico da Universidade responsável pelas obras e reformas e disse que é um orgulho em poder auxiliar. “Além da integração, conseguimos também fazer uma ponte com os estudantes, trazendo eles até a obra para que possam visitar e entender o porquê das alterações”.

“Entendemos que cada espaço tem sua utilidade e buscamos cada vez mais integrar professores, pesquisadores, estudantes e nosso time de técnicos para que a Universidade seja, realmente, um laboratório vivo. Não é simples, mas quando cada uma dessas obras e reformas termina fica um sentimento muito bom”, disse a vice-reitora Camila Ítavo. Ela afirmou que todos os câmpus estão sendo tratados da mesma maneira e que é preciso ter um olhar cuidadoso para que a Instituição se torne cada vez mais simples, moderna, eficiente e acolhedora.

Os auditórios passaram por diversas melhorias

“Fiquei muito feliz em estar aqui, hoje, pois a revitalização dos auditórios do Complexo Multituso atendem todos nós. São espaços democráticos, que podem ser usados tanto pela comunidade acadêmica como pela comunidade externa e estão localizados em um espaço nobre da Cidade Universitária. Tenho 40 anos de UFMS e nunca vivenciei antes um momento no qual a Universidade estivesse tão bem cuidada, bem administrada”, falou o diretor da Faeng, Robert Schiaveto.

O diretor da Faculdade de Computação, Henrique Mongelli, também comentou sobre como é bom ver os espaços, depois de alguns anos, serem melhorados. “Sabemos que não é fácil, por isso parabenizo a gestão e todos os envolvidos em nos proporcionar um espaço adequado para uso, especialmente, com uma acústica muito melhor”.

“É nítida a mudança pela qual passa a UFMS nessas duas gestões do professor Turine e da professora Camila. Ambos estão sempre preocupados com a qualidade das entregas. Com tantas dificuldades nossa Universidade não parou nestes últimos dois anos de pandemia. Sabemos que com eles na gestão, o dinheiro sempre será bem aplicado”, ressaltou o diretor da Faculdade de Direito, Fernando Nogueira.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Leandro Benites e Mylena Rocha