Audiência incentiva a participação da comunidade sul-mato-grossense na UFMS Participativa

Na noite desta segunda-feira, 11, foi realizada a segunda Audiência Pública da UFMS Participativa na Cidade Universitária, com a participação de professores e estudantes e transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS. A comissão estratégica, voltada para criação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2030 integrado ao Projeto Pedagógico Institucional, já realizou rodadas participativas nos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí e Nova Andradina.

Inspirada no modelo do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal, a UFMS adota uma abordagem inovadora ao envolver a comunidade interna e externa na elaboração do novo PDI. Durante a audiência, foram apresentados detalhes da plataforma digital ufms2030.ufms.br, que permite o envio de propostas e o apoio a iniciativas já cadastradas. A ferramenta visa facilitar a colaboração e tornar o processo mais acessível a todos.

A reitora Camila Ítavo ressaltou o papel fundamental da comunidade universitária no processo de construção das políticas e metas para o futuro da Universidade. “É uma honra liderar a UFMS neste momento em que a participação da comunidade se torna uma ferramenta estratégica de desenvolvimento. Nossa vivência e nossas ideias, enquanto comunidade, são essenciais para melhorar a Universidade que tanto amamos e que transforma vidas. Este é um espaço aberto, onde nenhuma ideia deve ser censurada ou descartada. Todas as propostas registradas na plataforma ufms2030.ufms.br refletem os sonhos e necessidades de nossa comunidade. A partir desse processo, faremos análises para viabilizar ações no curto, médio e longo prazo. Quando planejamos juntos, construímos uma Universidade mais forte e com maior senso de pertencimento para todos”.

O vice-reitor e pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto, reforçou o convite à comunidade para colaborar no processo de planejamento do novo PDI. “É uma grande satisfação estarmos aqui juntos. Esse processo de planejamento, iniciado em 2023, é composto por várias etapas importantes. Convidamos todos a participar ativamente, você pode compartilhar suas ideias, apoiar sugestões e contribuir com as propostas disponíveis na plataforma. Além disso, estamos realizando diversas audiências públicas abertas a toda a comunidade. Este é o momento de construirmos juntos o futuro da nossa Universidade, definindo o planejamento para os próximos anos, até 2030”.

A pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão, destacou a importância da colaboração de toda a comunidade sul-mato-grossense. “Nosso objetivo é construir um planejamento participativo. Desde 2023, realizamos diversas discussões, envolvendo todas as faculdades, câmpus, técnicos, docentes e servidores. Agora, estamos consolidando o Plano 2025-2030, com foco em desenvolver e socializar o conhecimento, formando profissionais qualificados para transformar a sociedade e promover o crescimento sustentável do país”.

A professora da Faculdade de Computação e integrante da comissão estratégica, Luciana Montera, apresentou aos participantes o funcionamento da ferramenta e destacou a importância de refletir sobre o futuro da Instituição. “É muito importante analisarmos e sempre lembrar da pergunta ‘Que UFMS queremos em 2030?’. É hora de sonhar alto, pensar grande e projetar ideias inovadoras para integrar ao nosso Plano de Desenvolvimento Institucional”.

Para participar, a comunidade deve acessar a plataforma e realizar o login com o Passaporte UFMS ou se identificar por meio do cadastro do Gov.br. A partir disso, é possível criar ou apoiar propostas para a Universidade. As audiências públicas da UFMS Participativa continuam ao longo da semana. Hoje, às 18h, será realizada a rodada participativa no Câmpus de Três Lagoas e, às 19h, no Câmpus do Pantanal. Na quinta-feira, 14, o encontro será no Câmpus de Ponta Porã. A última rodada está prevista para o dia 18 de novembro no Câmpus de Paranaíba.

Texto: Lúcia Santos

Foto: Mylena Rocha