Atrações culturais e espaço de diálogos marcam Semana Integrada de Turismo

Na última segunda-feira, 9, foram iniciadas as atividades da Semana Integrada de Turismo Universitário (Situ). A abertura contou com atrações culturais diretamente de Sergipe e Mato Grosso do Sul, além de diversos convidados que integraram a mesa-redonda e o espaço de diálogos. O evento é realizado pelo curso de Turismo do Campus de Aquidauana (CPAQ) em parceria com a Escola de Administração e Negócios (Esan) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Iniciando a programação, os estudantes de Turismo Tainá Costa (ESAN), Raissa Vitoria (ESAN), Hayla Oliveira (CPAQ) e Emerson Ribeiro (UFS) deram boas-vindas ao público. A primeira atração cultural da manhã foi apresentada pelo artista de Sergipe Chiquinho do Além Mar, que recitou o seu livro intitulado Proteja o Meio Ambiente: Nosso Maior Patrimônio. Para representar o estado de Mato Grosso do Sul, o professor Elinei Morais e a estudante Neomar Souza da Companhia Luminis realizaram uma apresentação de dança no estilo chamamé.

Em seu discurso, o professor Marcos Campos, membro da comissão organizadora, destacou que o afeto é uma rede que tem aproximado colegas de profissão e acadêmicos durante o evento. “Eu sempre digo que os afetos são revolucionários, as coisas só mudarão na medida em que elas nos afetam, e nós fomos afetados pelo espírito Situ. Quando eu vejo o estudante curtir e compartilhar, quando eu vejo os professores fazendo vídeo e motivando os acadêmicos a se inscreverem, quando vejo a comunidade participando… É essa educação que nós precisamos, a educação do afeto da qual a Covid temporariamente nos distanciou”, disse.

Durante a mesa-redonda intitulada O uso turístico em unidades de conservação: sujeitos, teorias e novas práticas, o convidado Sandro Roberto da Silva Pereira explicou os objetivos da criação do Parque Nacional da Serra de Bodoquena e sua importância. De acordo com ele é preciso “preservar os ecossistemas naturais, possibilitar a realização de pesquisas científicas, desenvolver a educação e conscientização ambiental e possibilitar atividades de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico”.

No período vespertino, foi realizado o Momento [SITU] em ação: Nordeste e Centro-Oeste em Foco com o cantor Sergipano Ygor Felipe que apresentou diversas músicas de axé e forró, além de clássicos de Alceu Valença e Luiz Gonzaga.

Já no Espaço de Diálogos e Práticas, o turismólogo Alberto Viana, do Grupo TBC/Rede UFJF e do NERA/UFBA enfatizou os aspectos do turismo comunitário. “Não é um campo de produção de mercadorias e sim um campo, espaço, território de vida e reprodução da existência dos povos e comunidades tradicionais da agricultura familiar e dos demais integrantes. Nós entendemos o turismo comunitário como uma forma de produção de espaço, como uma territorialidade, como uma atividade rural não agrícola e uma modalidade de turismo coletiva, realizada por comunitários do campo e da cidade que ofertam serviços e produtos turísticos de forma diferenciada com foco em seu modo de vida”, destacou.

Finalizando as apresentações do dia, a convidada Lejânia Malheiros apresentou o caso Visit Pantanal. “A Visit Pantanal é uma Associação de Entidades Privadas do Turismo de Miranda, Região do Pantanal Sul e Serra da Bodoquena. Começamos a Associação através de um trabalho de assessoria com o consultor do Sebrae. Nossa missão é fomentar o desenvolvimento turístico de Miranda e a região turística do Pantanal”, explicou.

Também prestigiaram o evento, as professoras Valéria Aparecida Bari do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (UFS), Daniella Pereira de Souza Silva (DTUR – UFS), Laura Almeida chefe do Departamento de Turismo (UFS), Priscila Varges da Silva (Esan – UFMS), Luciana Diettrich (Esan-UFMS) e o diretor José Carlos de Jesus Lopes (Esan-UFMS).

A programação do Situ segue até hoje, 11. Assista a abertura completa e acompanhe as atividades do evento pela página do Facebook (@situemrede) e Instagram (@situemrede).

Texto e imagens: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)