Entre os dias 8 e 19 de outubro, estudantes da UFMS disputam a 72ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) em Brasília. Os 35 atletas representam a Universidade e o estado em dez modalidades diferentes: Jubs acadêmico, atletismo, cheerleading, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa e wrestling.
A secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Edineia Ribeiro, destaca que nos últimos anos a UFMS avançou nas políticas públicas de incentivo ao esporte universitário, com ampliações no programa Bolsa Atleta, o edital de vagas pelo Pró-atleta, mais recursos para auxiliar nas viagens para competições esportivas e melhorias nos espaços esportivos. A Universidade apoia a ida ao Jogos com auxílio para inscrição, seguro e uniforme. “Considerando os investimentos, o número de estudantes atletas da UFMS tem aumentado a cada ano nos Jubs Quadra e Praia e em outros megaeventos esportivos. Nós da equipe do esporte desejamos excelentes jogos para os nossos atletas. Temos a expectativa de ótimos resultados, com grandes chances de conquistarmos alguns pódios”, afirma.
O estudante do bacharelado em Educação Física da Faculdade de Educação Luan Machado Mendonça participa pela primeira vez do evento e irá competir pelo Jubs acadêmico, que consiste em apresentar um artigo que tenha relação com modalidades esportivas ou assuntos relacionados. O trabalho foi elaborado por ele e pela estudante Júlia Nogueira, com participação da servidora da Proece, Sarah Jane Lemos de Melo, sob orientação de Edineia. “Sou voluntário na Proece desde maio deste ano e a Júlia é bolsista, então a partir das nossas ações na Pró-Reitoria é que surgiu o interesse em escrever esse artigo. Espero obter networking, ampliar o conhecimento e o contato com mais pesquisadores da área, poder aproveitar os locais de convivência e também, quem sabe, num horário oportuno, privilegiar meus colegas da UFMS e da delegação do estado nas suas modalidades”.
“Minha expectativa para o Jubs acadêmico 2024 é alta, pois eu já participei desta modalidade no ano passado. Pretendo dar o meu melhor e me sair bem”, almeja a estudante de licenciatura em Educação Física da Faed Larissa Rocha dos Santos.
Assim como Luan, a estudante de Fisioterapia do Instituto Integrado de Saúde Carina Cabral Siqueira é estreante no Jubs. Praticante de atletismo há três anos, espera ter uma boa experiência no evento. “Estou muito feliz em poder representar meu estado e minha Universidade, espero viver dias incríveis e poder me superar”, declara.
Estudante de Engenharia de Produção do Câmpus de Três Lagoas, Lucas Almeida também participa pela segunda vez dos jogos. “Comecei a treinar e nadar competitivamente no final de 2017 e desde então não parei. (…) Estou sempre buscando baixar meu tempo e ajudar a representar a Universidade da melhor forma”, ressalta.
Thaís Raiane Piva é estudante do bacharelado em Educação Física da Faed e compete novamente neste ano, na modalidade de cheerleading. Praticante há cerca de dois anos, integra o Blue Cats. “Espero que o time consiga levar uma boa apresentação, demonstrando tudo que aprendemos no decorrer do ano, nos treinos e campeonatos, além de podermos nos comunicar e conhecer outros atletas que praticam nossa modalidade, e que podem agregar mais conhecimento sobre nosso esporte”.
A previsão é de que os Jogos Universitários Brasileiros reúnam 7 mil participantes de 375 instituições de ensino superior para competições em 31 modalidades. A realização será em duas fases: de 8 a 13 de outubro e de 14 a 19 de outubro. Na primeira fase participam estudantes atletas da UFMS praticantes de nove modalidades. Na segunda, participam os atletas de cheerleading.
Em 2024 os Jogos Universitários Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. Os resultados das competições podem ser acompanhados na página.
Texto: Ariane Comineti
Foto: Arquivo de Edineia Ribeiro