Entre os dias 10 e 18 de outubro, sete estudantes atletas da UFMS participarão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), a maior competição esportiva universitária da América Latina. Neste ano, o evento será em Brasília e deverá reunir quatro mil atletas de 400 universidades do país.
Os alunos viajam para Brasília amanhã, 9, acompanhados do servidor técnico da Secretaria de Projetos e Eventos Esportivos (Sepes/Proece) Joacir Jaques de Arruda. Para participar do JUB’s os atletas foram anteriormente classificados nos Jogos Universitários Estaduais.
O estudante de Engenharia de Produção Erick Kenji, atleta de Karatê, faz parte do programa Bolsa Atleta de 2021 e participou do edital da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) de auxílio financeiro para participação no evento. “O bolsa atleta foi importante para ajudar nos custos de treinamento e material de luta, é minha primeira vez no JUB’s, mas já participei de campeonatos internacionais. Cada campeonato incentiva mais a minha vivência, melhorar nos mínimos detalhes, buscar ter rendimento”, conta.
A acadêmica de Farmácia Julia Suemi irá competir no atletismo e é a primeira vez dela no evento. “O programa bolsa atleta de 2021 da UFMS além de me ajudar financeiramente, me incentiva a melhorar cada vez mais no atletismo. O JUB’s pode me incentivar, pois irei competir com atletas de alto nível, assim vou melhorar cada vez mais e buscar alcançar esses atletas com a melhoria de meus tempos”, espera.
O estudante de Engenharia Ambiental Matheus Garcett Souza irá competir na modalidade xadrez. “Participar do JUB’s é uma grande honra, pois é um dos eventos mais importantes do calendário esportivo. Eu venho desde os jogos escolares, a UFMS dá todo o apoio com documentação para inscrição. Minha dupla e eu estamos estudando bastante, treinando bastante, com professores estrangeiros inclusive, acho que temos boas condições de tentar um bom resultado”, relata.
A secretária de Projetos e Eventos Esportivos, Edineia Aparecida Gomes Ribeiro, disse que a UFMS incentiva o treinamento dos estudantes nos espaços esportivos da Universidade e busca recursos financeiros para apoiar a participação dos atletas em eventos como este. “Nós, equipe da Sepes e a Proece, estamos muito felizes pelas conquistas esportivas de nossos estudantes. Agora estamos depositando muita confiança no bom desempenho de nossos atletas, que estarão representando a UFMS em um megaevento esportivo, como o JUB’s”, afirma. Segundo ela, os estudantes estão todos vacinados e também fizeram o teste de covid-19 na quarta-feira.
A competição planeja utilizar 15 praças esportivas, entregar 2.107 medalhas e 189 troféus.
Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo na Agecom)