O atleta integrante do Programa Bolsa Atleta UFMS e aluno do curso de Engenharia de Produção, Erick Taira, foi campeão na Seletiva Nacional Sub-21 de Karatê, realizada pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), em Natal, entre 4 e 8 de março.
Participaram do evento 51 entidades do território nacional, dentre elas, de Mato Grosso do Sul, representado por 8 atletas de 3 entidades. A competição foi organizada no formato “todos contra todos”. Erick ganhou de Guilherme Salgado, Pedro Luiz e João Barbosa. “Desde o início do ano tenho treinado bastante, pois não é uma categoria fácil”, relatou o estudante.
Com a vitória, o atleta de 19 anos assegurou vaga na seleção brasileira de Karatê Sub-21, pelo quinto ano consecutivo. Com a equipe ele irá disputar o Campeonato Sul-Americano de 2020 em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, entre os dias 20 e 26 de abril.
Erick explicou que agora vai focar nos treinamentos para conquistar a medalha de ouro na Bolívia também. “Pelo calendário não vai ter competições antes do Sul-Americano, então vou treinar 2 vezes por dia, de manhã e de noite, de segunda a sexta. Trabalhando nos erros para sempre evoluir, minhas expectativas são altas, vou dar meu melhor, medalha é consequência”.
Essa é a segunda vez que Taira irá para a Bolívia participar do Sul-Americano, ele ganhou em terceiro lugar ano passado. Além disso, o atleta já participou de diversas competições em países como Colômbia, Equador e Chile.
O Programa Bolsa Atleta é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) que busca estimular nos alunos da UFMS uma vivência do esporte em suas diversas modalidades. Os participantes do Programa representam a Instituição em competições esportivas estaduais, nacionais e internacionais de alto rendimento.
Texto: Gabrielle Tavares (estagiária de Jornalismo) com informações da Proece
Fotos: Arquivo pessoal