Até R$ 200 mil serão investidos em eventos acadêmicos e científicos

Coordenadores de eventos acadêmicos e científicos cadastrados junto à Universidade e com realização prevista até março de 2022 podem enviar propostas para o recebimento de fomento. Ao todo serão investidos pela UFMS e pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) até R$ 200 mil.

As inscrições podem ser feitas no Sigproj até 20 de novembro. O edital completo com as informações sobre a seleção pode ser acessado neste link, no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece).

Podem ser consideradas como eventos acadêmicos as semanas dos cursos de graduação, jornadas acadêmicas e feiras, entre outros. “São eventos que costumam mobilizar estudantes e professores e o objetivo costuma ser tanto fortalecer o conhecimento produzido no curso, quanto divulgar para a sociedade essa produção. Nesse processo, o intuito do investimento é financiar a participação de palestrantes externos, a atuação de bolsistas na organização e também a própria divulgação dos eventos”, explicou o pró-reitor da Proece, Marcelo Fernandes.

Como eventos científicos, podem ser considerados congressos, seminários, simpósios e fóruns, entre outros. “Os eventos científicos geralmente são voltados a uma área ou subárea do conteúdo trabalhado nos cursos. Eles podem ser de nível nacional ou mesmo internacional e podem também ser articulados aos eventos acadêmicos. São importantes porque atualizam os participantes do conhecimento de ponta, do que vem sendo discutido em determinada área”, exemplificou.

Como novidades desta seleção o pró-reitor apontou a possibilidade de realização do evento até março de 2022 e a possibilidade de destinação de investimentos ao convite de palestrantes, por meio da Fapec. “Melhoramos também os fluxos, a Fapec se empenhou em minimizar o tempo entre a submissão da proposta, a execução e o pagamento, o que representa um ganho às ações”, disse.

O professor indicou ainda que os eventos poderão ser realizados presencialmente, seguindo os planos de biossegurança da UFMS e das unidades, a bandeira do município e as legislações municipais e estaduais, “mas ainda oferecemos toda a estrutura que permite o evento completamente digital, então todos os eventos deverão ser realizados com toda a segurança”, destacou.

Propostas e investimento

Além do preenchimento de um formulário no Sigproj, os coordenadores deverão anexar na submissão um vídeo da proposta de realização do evento. Cada proposta deve estar vinculada a, pelo menos, uma área do conhecimento, conforme classificação do CNPq disponível no Sigproj e também vinculada a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS) acordados pela ONU em 2015.

A destinação dos investimentos será feita conforme os cursos envolvidos e a abrangência dos eventos. Assim, na submissão, os coordenadores deverão indicar em qual faixa de solicitação a proposta se enquadra.

Eventos acadêmicos envolvendo um curso de graduação poderão receber até R$ 2 mil. Os que envolverem um curso de graduação e um de pós-graduação strictu sensu poderão receber até R$ 4 mil e os que envolverem três ou mais cursos de graduação poderão receber até R$ 7 mil. Eventos científicos com abrangência de natureza estadual ou nacional poderão receber até R$ 3 mil e com abrangência de natureza internacional, até R$ 6 mil.

A divulgação do resultado preliminar da análise de enquadramento e da avaliação da proposta será feita no site da Proece até 30 dias após a submissão. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail diex.proece@ufms.br.

Texto: Ariane Comineti