O projeto “Prática Jurídica em Seguridade Social”, da Faculdade de Direito (Fadir), sob a coordenação do professor Aurélio Tomaz da Silva Briltes, ficou em 1° Lugar na categoria “Sugestões de estudantes universitários de graduação – Boas práticas para a Justiça Federal”, do III Prêmio Ajufe – Boas Práticas de Gestão.
A premiação, promovida pela Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe), tem o objetivo de identificar, valorizar e disseminar as experiências exitosas realizadas na Justiça Federal, além de estimular uma gestão participativa e eficiente do Judiciário por meio da difusão de tais medidas.
O projeto na UFMS existe desde 2015 e tem promovido atendimentos em seguridade social (saúde, previdência e assistência social) tanto no meio urbano – na Coordenação de Prática Jurídica na Universidade – quanto em expedições ao Pantanal – com atendimentos a comunidades ribeirinhas. A cada ano cerca de 30 acadêmicos participam das atividades. Em 2017 foram atendidas nas regiões do Pantanal cerca de 25 pessoas e em Campo Grande cerca de 20.
Segundo o coordenador, professor Aurélio Briltes, o projeto integra os três pilares imprescindíveis à formação acadêmica: o ensino, a pesquisa e a extensão, propiciando aos alunos uma formação humanística. “Os acadêmicos vêem a mudança na vida das pessoas por meio de seus conhecimentos jurídicos e encontram indivíduos extremamente agradecidos após os atendimentos, seja pela conquista de direitos ou mesmo pela eliminação de dúvidas. Assim, o projeto estimula também a educação previdenciária, impulsionando a cidadania na sociedade”, explicou.
A “Prática Jurídica em Seguridade Social” conta com recursos da própria Universidade para as expedições, viabilizados por meio de edital para aulas de campo. Para 2018 já existe agendamento para o feriado de Corpus Christi, com atendimentos a serem feitos na Base de Estudos do Pantanal, na região do Passo do Lontra. Outra expedição, com data a ser definida, irá contemplar o Pantanal na região de Coxim, com atendimentos às comunidades ribeirinhas do Taquari.
O projeto segue também com atendimentos contínuos na Coordenação de Prática Jurídica na Cidade Universitária, às terças e quartas-feiras, das 13h às 17h. O prédio fica próximo ao Corredor Central e ao curso de Jornalismo.
Confira os outros vencedores do III Prêmio Ajufe – Boas Práticas de Gestão no link: https://www.ajufe.org.br/imprensa/noticias/10566-saiba-quem-foram-os-vencedores-do-iii-premio-ajufe-boas-praticas-de-gestao