Assinado Acordo de Cooperação para estágio e voluntariado

A UFMS e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul assinaram Acordo de Cooperação para concessão de estágio obrigatório, não obrigatório e atividades de voluntariado para a ação estratégica “O Brasil conta comigo”.

Assinado pelo reitor da UFMS, Marcelo Turine, e pelo Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende Pereira, o Acordo de Cooperação tem por objeto a conjunção de esforços entre os partícipes na execução da ação estratégica envolvendo estudantes regulamente matriculados nos cursos de graduação de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina da UFMS.

O estágio visa à preparação para o trabalho produtivo dos acadêmicos, com o objetivo de otimizar a disponibilização de serviços  de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para contenção da pandemia do coronavírus COVID-19, de forma integrada com as atividades de graduação na área da saúde, com base na Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”.

De acordo com a professora Luciana Contrera, responsável pela ação na UFMS, até o momento existem 188 acadêmicos inscritos, entre alunos da Enfermagem, Medicina, Farmácia e Fisioterapia. “Este número pode aumentar pois o edital está aberto e a participação é voluntária”, afirma.

A professora explica que aguarda informações da SEE sobre quais são os campos de prática que irão precisar de alunos e quais serão os preceptores, para que assim possam ser iniciadas as atividades.

A Universidade irá indicar professor orientador, da área a ser desenvolvida no estágio, como   responsável   pelo   acompanhamento   e   avaliação   das atividades do estagiário e irá exigir do educando a apresentação periódica, em prazo não superior a 6 (seis) meses, de relatório das atividades.

A SEE deve propor os  espaços  para o desenvolvimento dos  estágios obrigatórios no município de Campo Grande, Três Lagoas e Coxim. Deverá fornecer   os   equipamentos   de   proteção   individual em quantidade e qualidade satisfatória aos estudantes participantes da ação estratégica e respeitar rigorosamente os protocolos de preservação da saúde de todos os estudantes envolvidos nas atividades.

Texto: Paula Pimenta