A UFMS se une a corrente nacional de solidariedade para ser um ponto de arrecadação da campanha SOS Rio Grande do Sul, recebendo alimentos não perecíveis, água potável, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, lanternas, pilhas, velas e fósforos, destinados à população deste Estado. Na Cidade Universitária, as doações podem ser feitas na sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), localizados no Corredor Central.
O reitor Marcelo Turine reforça o convite para os professores, técnicos-administrativos, estudantes e colaboradores terceirizados contribuírem com as pessoas afetadas no sul do país. “A solidariedade é fundamental para o desenvolvimento de uma nação. Nosso Brasil está passando nesses dias um desastre climático, devido as mudanças climáticas, muito grande no Rio Grande do Sul. […] Então, eu chamo a nossa comunidade universitária para poder colaborar junto do DCE e da Proaes para coletar os itens e poder enviar para o povo do Rio Grande do Sul”.
A contribuição da comunidade interna e externa com produtos essenciais e de necessidade básica fará a diferença para os afetados pelas enchentes, destaca o pró-reitor de Assuntos Estudantis em exercício, Edilson José Zafalon. “Nesse contexto, a UFMS está empenhada em contribuir para aliviar o sofrimento das comunidades afetadas e demonstrar nossa solidariedade em momentos de necessidade. Para garantir o sucesso dessa iniciativa humanitária, estamos buscando apoio e colaboração de toda a comunidade universitária comprometida com a responsabilidade social e a promoção do bem-estar coletivo”, ressalta.
O DCE, juntamente com os Centros e Associações Atléticas Acadêmicas, também recebe doações para as vítimas, ao lado da Caixa Econômica Federal. A entidade estudantil destaca também a doação de ração para cães e gatos.
A estudante do Curso de Medicina Veterinária, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, e diretora de comunicação do DCE, Gabriela Garcia, enfatizou a importância da participação dos estudantes na mobilização. “Através da campanha SOS Rio Grande do Sul, é possível direcionar todas as doações de todos os blocos da Cidade Universitária e também de todos os câmpus diretamente para os órgãos responsáveis pelo envio das doações e também para os órgãos que estão na linha de frente de resgate e apoio a todos aqueles que foram atingidos pelas enchentes”. Ela destaca que as doações serão recebidas durante todo o mês de maio na sala do DCE.
As doações serão encaminhadas para o Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros da Querência de Campo Grande, que dará sequência ao envio dos donativos.
Texto: Elton Ricci