O Arraiá UFMS 2024 será realizado em todos os câmpus entre os dias 8 e 30 de agosto. A festa tradicional faz parte da campanha Eu Respeito e será aberta a toda a comunidade, com atrações musicais, danças e barracas com comidas típicas. A entrada do evento será 1 kg de alimento não perecível destinado às instituições filantrópicas cadastradas junto à Universidade.
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, convida as comunidades interna e externa para participarem da festa agostina. “[O Arraiá UFMS] é realizado na Cidade Universitária e nos nove câmpus e traz bandas típicas, a gente está pensando em um forrózinho, super bem tocado, e comidas típicas. A gente convida os alunos, centros acadêmicos, atléticas, os grupos de acolhimentos a solicitarem barracas para poder vender os alimentos”, afirma. “Venha, você que é aluno, você que é servidor, traga a esposa, os seus filhinhos, é uma festa de família, aberta a todos”, complementa.
Na Cidade Universitária, o Arraiá será realizado na Esplanada do Morenão no dia 16 de agosto. Nos câmpus, haverá uma programação especial durante o mês, com apresentações musicais. Neste ano, a festa será realizada com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Confira a programação:
A diretora de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques, destaca que a festa já faz parte do calendário da Universidade desde 2017. “O Arraiá UFMS se tornou uma tradição estabelecida. Anualmente, esta festa une servidores, estudantes e a comunidade externa. Encorajamos nosso público a contribuir com 1 kg de alimento, promovendo uma campanha social. Nosso objetivo é apoiar aqueles que mais necessitam, enquanto desfrutamos de uma festa maravilhosa”, disse.
Em 2023, a festa reuniu cerca de 2 mil pessoas na Cidade Universitária, com arrecadação de mais de uma tonelada e meia de alimentos.
Seleção de barracas
A organização das barracas de comidas e atividades é realizada por meio de edital específico para os interessados da comunidade interna a comercializar os produtos. As inscrições devem ser realizadas conforme o calendário de cada câmpus.
Texto: Elton Ricci