Arqueologia e História são temas de eventos em novembro

Entre os dias 23 e 27 de novembro estão programados o 6º Encontro de Arqueologia e a 13ª Semana de História. Os dois eventos serão realizados em formato virtual, com inscrições gratuitas. “Quais são os novos rumos da Arqueologia de MS? Foi a partir desta indagação que pensamos no Encontro”, comenta a coordenadora do Museu de Arqueologia da UFMS Lia Raquel Brambilla. De acordo com ela, o evento busca estimular reflexões e ideias, bem como despertar questionamentos sobre assuntos de grande relevância para a prática arqueológica. “Será um espaço coletivo, de diálogo entre discentes de todos os cursos de graduação e pós graduação em História, Geografia, Biologia, Ciência Sociais, Artes existentes atualmente em MS, assim como entre outros profissionais engajados com o fazer e o ensinar arqueológico e pré-história”, conta Lia

O Encontro é organizado pela Comissão de Pesquisa do Muarq integrada por Lia e também pela antropóloga e servidora da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes Laura Roseli Pael e pelo professor da Faculdade de Ciências Humanas Carlos Eduardo da Costa Campos. “Gostaria de convidar todos para participarem do evento que terá como tema identidades e patrimônios. Teremos uma programação variada com conferências ministradas por professores e pesquisadores da UFMS, mas também da Universidade Federal de Santa Maria e Pelotas. Vamos perpassar o campo da história antiga, da arqueologia de MS e dos estudos de patrimônio. Também teremos a participação dos fundadores do Muarq Gilson Rodolgo Martins e Emília Mariko Kashimoto”, diz o professor Carlos.

De acordo com a comissão, foram destinadas cem vagas para professores da educação básica. “Além da comunidade acadêmica, esperamos a participação dos professores da rede municipal de ensino e de todos os que se interessam pela em arqueologia e patrimônio”, destaca Carlos. Para conferir mais detalhes sobre a programação do Encontro, que será transmitido no canal do Muarq no Youtube entre 23 a 25 de novembro, e realizar a inscrição, basta clicar aqui.

Semana de História

Na sequência do Encontro de Arqueologia, será realizada a 13ª Semana de História. “Pensamos na realização dos dois eventos na mesma semana, a fim de estimular e facilitar a participação dos acadêmicos”, explica o professor Carlos.

Como tema, a Semana vai abordar os 75 anos da Força Expedicionária Brasileira e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. A organização do evento é do Laboratório de Estudos e Pesquisa em História das Américas

“O evento se justifica pela necessidade de divulgar junto aos jovens, o papel desempenhado por militares das Forças Armadas brasileiras, em especial a história da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e sua luta pela democracia e a libertação dos povos contra a intolerância nazifascista, na Itália, entre 1944-1945. Enquanto docente de História Contemporânea, da América e do Brasil, tenho observado com apreensão a polarização política de parte da sociedade brasileira, acompanhada pelo ressurgimento de discursos extremistas, antidemocráticos e prenhes de ódio irracional, assim como apologias a violência e incisivas manifestações de intolerância com relação ao ‘outro’, ao ‘diferente’”, explica um dos coordenadores do evento, professor Jorge Christian Fernández.

Além de palestra e mesa-redonda, estão abertas inscrições para minicursos sobre A obra de Thompson: história e historiografia e Vozes muçulmanas: contextualização histórica do Islã no “medievo” e vivências no Instagram. Para conferir a programação completa e efetuar a inscrição, basta clicar aqui.

 

Texto: Vanessa Amin