O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou nesta segunda-feira, 27, o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Os aprovados para cursos de graduação presenciais e a distância da UFMS podem conferir a lista de selecionados e a convocação para a matrícula na página Ingresso UFMS. Os convocados devem realizar a matrícula até 3 de fevereiro.
Na UFMS, a matrícula é realizada de forma on-line. Para isso, os candidatos selecionados devem acessar matriculaonline.ufms.br/matricula, com login e senha enviada para o e-mail informado no momento de inscrição do processo seletivo ou utilizando a conta do Gov.br. Em seguida, será necessário preencher o Cadastro do Estudante e anexar os documentos exigidos no edital de convocação conforme o tipo de vaga e requisitos específicos do curso. Após conferir todas as informações, o convocado deve clicar em “Finalizar Matrícula” e aguardar a confirmação no sistema.
O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Dionísio Leite Filho, parabeniza os aprovados e reforça os próximos passos. “Reforçamos que o processo de matrícula é realizado exclusivamente de forma virtual, tanto para os cursos presenciais quanto para os cursos a distância. […] Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria responsável por e-mail ou acesse a página ingresso.ufms.br/matriculas. Também temos o atendimento via WhatsApp pelo telefone (67) 3345-7777″, explica.
O processo seletivo para ingresso em um curso de graduação nas instituições públicas de ensino superior é feito com base na média das notas obtidas nas cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2024, respeitando o limite de vagas para cada curso e a modalidade de concorrência. Todos os candidatos inscritos no Sisu foram classificados, primeiramente, na modalidade de ampla concorrência, conforme o desempenho na avalição. Em seguida, foi realizada a reserva de vagas segundo os critérios da Lei Nº 12.711/2012, a Lei de Cotas.
“Os candidatos aprovados em vagas reservadas devem realizar a comprovação de requisitos conforme especificado no edital. É indispensável que apresentem os documentos comprobatórios dentro do prazo estipulado, enviando-os pelo sistema indicado ou conforme instruções publicadas no edital”, complementa o diretor.
Segundo o MEC, o processo seletivo reuniu mais de 1,3 milhões de inscritos, que concorreram a 261.779 vagas em 6.863 cursos de 124 instituições públicas de ensino superior. O número de inscritos cresceu 3% em relação a 2024, quando 1,2 milhões de candidatos participaram do Sisu.
Os candidatos não selecionados na chamada regular e que desejarem concorrer nas próximas chamadas têm até 31 de janeiro para demonstrar interesse na lista de espera. Para isso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As próximas chamadas serão divulgadas na página Ingresso UFMS.
Texto: Rúbia Pedra, com informações do Ministério da Educação