Aprovado Projeto de Extensão Proteção Animal UFMS

Foi aprovado e está em andamento o Projeto de Extensão Proteção Animal UFMS – Câmpus Campo Grande.

O Projeto tem como principais ações a proteção, o controle e o manejo da população de cães e gatos abandonados que circulam pela UFMS, por meio de métodos apropriados do ponto de vista ético e ambiental que incluem: cadastramento e identificação dos animais; esterilização cirúrgica para controle da natalidade, com atuação prioritária sobre as fêmeas; vermifugação e vacinação; tratamento para controle de ectoparasitas dos animais cadastrados e fornecimento de alimentação adequada, ou seja, ração de qualidade aos animais, como forma de prevenir doenças.

O Proteção Animal UFMS é multidisciplinar e as ações são voltadas para a sustentabilidade, proteção animal, controle populacional, guarda responsável, saúde pública e animal e abrangidas por várias áreas do conhecimento que possibilitam uma ação pedagogizante integral em relação ao assunto abordado entre a comunidade acadêmica e os alunos de escolas estaduais do entorno.

O Projeto é aberto para acadêmicos de vários cursos que queiram ingressar como colaboradores e a partir daí desenvolverem projetos de pesquisas relacionados aos temas e a realidade do Projeto.

Quaisquer tipos de maus-tratos como abandono, envenenamento, impedimento de alimentação ou retirada do animal de seu local de vivência dentro da UFMS são passíveis de denúncia a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), por meio do telefone (67) 3368-6144. Os crimes são punidos com multa ou cumprimento de 3 meses a um ano de prisão, conforme a Lei nº 9.605/1988, em vigor.

E-mail para contato protecaofelina@outlook.com

Fonte: Preae