Aprovado pela Capes Doutorado em Estudos de Linguagens

Acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o curso de Doutorado em Estudos de Linguagens para o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – PPGMel da UFMS.

Esse é o 11º curso de pós-graduação aprovado para a Universidade, nos últimos seis meses. “Esse Doutorado é fundamental para a continuidade de pesquisas de alto fator de impacto, com perspectivas de produção científica de alcance internacional”, afirma a coordenadora de Pós-Graduação da Propp, professora Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo.

A resposta da Capes, segundo a coordenadora, foi positiva ao trabalho de toda uma equipe dedicada à área de Linguística e Literatura na UFMS.

Serão abertas 20 vagas, com 20% destinadas às ações afirmativas. O edital de seleção deverá ser lançado nos próximos meses, com ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2019.

O Doutorado em Estudos de Linguagens terá duas áreas de concentração: Linguística e semiótica e Literatura, estudos comparados e interartes. São cinco as linhas de pesquisa: Discurso e análise linguística, Estudos transdisciplinares, Linguagem, identidades e ensino, Práticas e objetos semióticos e Representações, cultura e literatura.

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos de Linguagens, coordenado pela professora Elizabete Aparecida Marques, foi criado em 2006, com a oferta de Mestrado e tem como objetivo geral “propiciar a capacitação de profissionais da grande área de Letras e Linguística e Artes e de áreas afins para o exercício de atividades de pesquisa e de ensino, além de fomentar e solidificar núcleos de pesquisa contemplando as linhas de pesquisa”.

Texto: Paula Pimenta