Aprovada logomarca para a 71ª reunião anual da SBPC na UFMS

Na contagem regressiva, faltam 283 dias para a realização da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 21 a 27 de julho de 2019, na Cidade Universitária. No contexto de realizações, foi recentemente aprovada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a logomarca da 71ª Reunião Anual, na UFMS. O conceito foi desenvolvido a partir do estudo das criações dos anos anteriores, com uma proposta de reunir, de forma simples, as características do estado de Mato Grosso do Sul, e dar visibilidade aos seus diferenciais. A logomarca poderá ser amplamente utilizada nos mais diversos meios de comunicação e materiais promocionais do evento, como totens, painéis digitais, faixas, cartazes, bonés, camisetas, com o aval da Secretaria Especial de Comunicação Social e Científica da UFMS.

Em seu desenho, a marca apresenta uma esfera coesa, que reúne uma somatória de características marcantes que se completam. O verde simboliza a força da preservação ambiental do estado, conhecido mundialmente por sua biodiversidade; o laranja reproduz o Complexo do Pantanal, representado pela onça pintada, uma das espécies de mamíferos presentes no bioma; o azul mostra a riqueza aquífera da região, cortada pelos rios Paraguai e Paraná, e a própria planície do Pantanal, maior região alagadiça do planeta, e o aquífero Guarani, que tem sua maior parte em Mato do Grosso do Sul (213 mil km2), e é a segunda maior fonte de água doce subterrânea do planeta; e, por fim, o vermelho simboliza a tradição ameríndia, sendo o estado o segundo do Brasil em número de habitantes de várias etnias, entre elas Guarani, Terena, Guató, Kadiwéu. Essa cultura faz parte da população do estado e está representada de diversas formas, na música, na comida, nas roupas, na dança e nas tradições.

Valorizar os atributos do estado é valorizar o orgulho de sua gente. E traduzir suas características na logomarca da reunião da SBPC aproxima a Instituição do povo sul-mato-grossense e reflete o orgulho do estado em receber pela primeira vez o maior evento científico da América Latina.

Além disso, a logomarca fortalece a Sociedade, uma vez que apresenta diretamente a reunião e sua definição. Dessa forma, também pretende-se que a sigla SBPC seja facilmente identificada e compreendida pela população do estado e pelas instituições parceiras, mostrando sua importância e tradição científica na realização das atividades e eventos que organiza pelo país.

Texto: Rose Pinheiro e Ana Carolina Monteiro