Apoio para realização e participação em eventos científicos soma R$300 mil

Estão abertas oportunidades para professores, técnicos administrativos e estudantes da UFMS receberem apoio financeiro para a realização e/ou participação em eventos técnico-científicos. Ao todo serão investidos até R$300 mil nas ações e as inscrições podem ser realizadas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

 

Realização

Eventos acadêmicos e técnico-científicos coordenados por professores e técnicos da Universidade serão apoiados pela UFMS e pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). Juntas as instituições destinam R$200 mil às atividades, sendo R$100 mil de cada.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes, comentou que a seleção traz a vantagem da parceria com a Fapec também fomentando os eventos. “São diversas possibilidades, tanto para quem quer realizar um evento para os estudantes e trazer a comunidade para conhecer a UFMS, quanto para quem quer realizar eventos científicos vinculados a cada área do conhecimento que temos aqui em nossos cursos”, apontou.

Podem ser inscritos eventos vigentes aprovados no edital EXT-2021 e submetidos no Edital EXT-2022 enquadrados como acadêmicos ou técnico-científicos. Entre os acadêmicos estão semanas de curso, jornadas acadêmicas e feiras, entre outras propostas. Como técnico-científicos estão congressos, seminários, simpósios e fóruns, entre outros.

Há possibilidade de inscrição em cinco faixas de solicitação. Os valores-limite variam conforme a abrangência de cursos e a abrangência estadual, nacional ou internacional, podendo ser de três, quatro, cinco ou oito mil reais.

Entre os itens financiáveis estão recursos para conferencistas, projeto gráfico para material de divulgação digital, passagens e diárias, contratação de plataformas digitais específicas e bolsas de extensão para estudantes de graduação. Entre os quesitos a serem avaliados nas propostas estão a relevância e o impacto do evento para Mato Grosso do Sul, o impacto do fomento para o crescimento dos atendimentos em ações de extensão e o impacto na curricularização da extensão.

As inscrições podem ser feitas até 10 de novembro. Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Escola de Extensão pelo telefone (67) 3345-7426 ou e-mail diex.proece@ufms.br, e também no edital de seleção, no portal da Proece.

 

Participação

Os recursos financeiros destinados à participação de estudantes de graduação e pós-graduação em eventos de caráter científico, técnico-científico, de inovação, empreendedorismo, artístico e cultural serão de até R$100 mil. Os interessados deverão optar por uma das quatro modalidades de apoio, que abrangem desde participações individuais para apresentação de trabalhos e representação da Universidade, até participações coletivas para representação institucional. Essas podem ser relacionadas às Empresas Juniores, Atléticas, Representação Estudantil, Ligas Acadêmicas, Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), entre outras formas de representação.

A iniciativa é desenvolvida em parceria pelas Pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Proaes), de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), de Graduação (Prograd) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propp). Para o pró-reitor da Proaes, Albert Schiaveto de Souza, é uma oportunidade ímpar para os estudantes. “Nos eventos nossos estudantes podem representar a UFMS e também viverem uma experiência única de troca de saberes e de aprendizagem que esses eventos proporcionam. São atividades fundamentais para uma formação mais completa”, disse.

Podem solicitar o apoio estudantes regularmente matriculados em uma graduação ou pós-graduação stricto sensu da UFMS; que tenham currículo cadastrado na Plataforma Lattes e Open Research and Contributors Identification (ORCiD); que não tenham pendência com a UFMS nem estejam em cumprimento de sanção disciplinar. Os estudantes que forem apresentar trabalho devem cumprir o que está na Portaria RTR nº 141/2020.

Para a inscrição no Sigproj será preciso preencher os formulários e anexar os documentos comprobatórios no formato PDF. O estudante poderá requerer o apoio até o dia 10 do mês anterior à participação no evento.

Poderão ser financiados itens como passagens aéreas ou terrestres, auxílio para hospedagem, alimentação e transporte urbano e pagamento da inscrição no evento. Para participação coletiva, poderão ser financiados ainda diárias para o motorista e para servidor responsável e também combustível para veículo, conforme autorização administrativa da Universidade.

As inscrições podem ser feitas até 5 de dezembro. Todas as informações sobre o apoio à participação em eventos podem ser acessadas no edital de seleção no portal da Proaes, onde serão publicadas as demais etapas da seleção.

 

Texto: Ariane Comineti