Apoio e representavidade marcam segunda noite de colação de grau na Cidade Universitária

Na noite desta quarta-feira, 11, a Universidade promoveu a segunda noite de cerimônia de colação de grau da Cidade Universitária para celebrar o fim da jornada da graduação para 173 novos profissionais. A solenidade, transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS, foi realizada no Teatro Glauce Rocha. 

A cerimônia reuniu formandos dos cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Turismo, Direito, Educação do Campo, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Pedagogia, Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Alimentação Escolar, Farmácia, Nutrição, Ciências Biológicas – Bacharelado, Ciências Biológicas – Licenciatura, Enfermagem e Fisioterapia. 

O reitor Marcelo Turine presidiu a solenidade e, em seu discurso, parabenizou e agradeceu os formandos. “As estrelas dessa noite são vocês, os novos profissionais que Mato Grosso do Sul recebe de coração aberto para iluminar os desafios da sociedade brasileira. Agradeço por vocês estarem conosco e fazerem parte da história da nossa Universidade, que este ano completa 45 anos de Federal. A Universidade parabeniza e deseja, junto com os professores e técnicos, que vocês alcancem a felicidade na profissão que vocês escolheram”. 

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, também parabenizou os novos profissionais pela conquista. “Cada um de vocês, formandos, percorreu uma jornada única. Vocês percorreram um longo caminho e nessa jornada tiveram muitos desafios, mas também tiveram muitas conquistas. Vocês fizeram provas, fizeram pesquisas, trabalhos e, principalmente, cumpriram o desafio de se reinventar em tempos tão incertos quanto esses que nós estamos vivendo. É por isso que vocês merecem ser congratulados. Parabéns para todos vocês”.

Ao discursar em nome dos diretores das unidades, a diretora da Faculdade de Educação (Faed), Milene Bartolomei Silva, reforçou o compromisso que os formandos assumem ao finalizar esse ciclo. “Levem consigo os valores que aqui cultivaram e as lições aprendidas. Seja inovadores, mas nunca deixem de lado o compromisso ético e humano. O mundo precisa de profissionais que façam a diferença, tenho certeza que cada um de vocês tem o potencial para isso. É o fim de uma etapa, mas também o início de um novo ciclo, vocês são agora o reflexo do sucesso e da qualidade da nossa Universidade”, celebrou.

O diretor da Escola de Administração e Negócios (Esan), Cláudio César da Silva, enfatizou a importância da gratidão. “Hoje vocês estão entrando em um grupo de elite, são poucos que conseguem chegar aqui, esse é um degrau muito importante na vida. Então saibam agradecer à família, aos professores, aos seus colegas e a todas as pessoas que contribuíram para que você pudesse chegar aqui nesse dia. Tenham gratidão por terem estudado na UFMS, que hoje é a melhor Universidade do nosso Estado e uma das melhores do Brasil”. 

A professora da Faed e paraninfa das turmas de licenciatura e bacharelado em Educação Física, Mariana Biagi Batista, falou em nome dos docentes homenageados na solenidade. “Hoje celebramos um marco significativo na vida de cada um dos formandos presentes. A conquista de um diploma de ensino superior em uma instituição pública federal, como a nossa UFMS, é uma realização que merece ser comemorada com muito orgulho. Essa Instituição não é apenas um espaço de aprendizado, mas um verdadeiro pilar de formação e desenvolvimento, e vocês agora fazem parte dessa rica história”, comemorou.

A tecnóloga em Processos Gerenciais Kamila Vieira da Silva discursou em nome dos formandos da noite. “Ao longo desses anos, enfrentamos muitos desafios. Cada aula, cada prova, cada projeto foi uma peça essencial na construção do que somos hoje. Alguns de nós trabalharam duro para equilibrar emprego e estudos, enquanto outros tiveram que se mudar de suas cidades natais, deixando suas famílias e amigos para trás. Mas, independente das circunstâncias, todos nós fomos persistentes e determinados ao alcançar nossos objetivos. Hoje, saímos daqui não apenas como formandos, mas como pessoas transformadas, preparadas para enfrentar o mercado de trabalho e os desafios que ele nos reserva”. 

Apoio, incentivo e representatividade

Entre os formandos que subiam a rampa do Teatro Glauce Rocha, Glenda Verão se destacava pelos adereços da etnia indígena Terena. Para a formanda em Administração, a Instituição representa um local de acolhida. “Quando eu entrei aqui, a Universidade me abraçou, me acolheu como uma mãe. Eu tive muitas dificuldades pelas diferenças culturais, mas também recebi muito apoio dos professores. Depois que eu entrei, abri portas também para o meu irmão e minha irmã, que hoje também estudam na UFMS”. 

A formanda conta ainda que decidiu trajar os adereços para demonstrar que é possível ser diverso na Universidade. “Eu quis transmitir a ideia de que nós, indígenas, ou quilombolas, negros, da comunidade LGBT, todos nós temos esse espaço aqui dentro, que esse é o lugar da diversidade”, reforça. 

Na entrada do Teatro Glauce Rocha, a professora da Esan Yasmin Casagranda acompanhou a chegada dos estudantes para celebrar a vitória compartilhada. Débora Melo, que finalizou o Curso de Administração, era uma das formandas recepcionada pela docente. “Ela esteve sempre presente, foi muito importante para direcionar e trazer clareza para esse trajeto, para realizar esse sonho. Os professores vivem tudo isso com a gente, eles marcam pra sempre a nossa história”.

Para a professora, o momento é a coroação de um trabalho coletivo. “Essa foi a turma de calouros da pandemia. Então a gente se conheceu à distância, depois pessoalmente, e ver que eles conseguiram chegar até o final significa que o nosso trabalho, o meu e o deles, deu certo. Não tem como não se emocionar e ficar feliz”, celebra.

A formanda do curso de Direito Maria Eduarda Pereira chegou ao evento acompanhada por sua família, a quem dedica este momento. “Eu me sinto realizada por chegar aqui. E se hoje estou finalizando esse ciclo, é por causa da minha família que está comigo nesse momento, que me deu todo apoio do mundo”. Para o pai da formanda, Eduardo Pereira, que também é advogado, a palavra que define a noite é orgulho. “Quando ela resolveu que iria fazer Direito, que queria seguir esse caminho, eu fiquei muito satisfeito e maravilhado. Me sinto muito orgulhoso de vê-la chegar nesse momento. Vou até montar um escritório, porque agora já tenho uma sócia para poder trabalhar junto”, brincou. 

Amigas desde a infância, Isabela Barbosa Cenedese e Sunamita Brandão se formaram juntas no Curso de Pedagogia. Para Isabela, a graduação foi um sonho que se tornou possível. “Sou a primeira da minha família a ter um diploma. É uma emoção muito grande para mim, para os meus pais. E estar me formando com a minha amiga é incrível, estivemos juntas em muitas batalhas, optamos por encarar a faculdade juntas e conseguimos chegar aqui”. 

Sunamita também reforça o papel da amizade ao longo da jornada da graduação. “Já éramos muito amigas, mas a amizade se fortaleceu ainda mais dentro do curso, uma ajudando a outra. E hoje chegamos juntas, nos arrumamos juntas, até nisso nós nos ajudamos. É tudo muito emocionante e gratificante, não foi nada fácil, principalmente para a gente que vem de uma classe social mais baixa. A gente trabalhava e estudava ao mesmo tempo, foi um caminho cansativo, mas conseguimos”. 

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Álvaro Herculano e Alíria Aristides