Aniversário de 42 anos da Universidade é foco da Eu Respeito de julho

Julho marca o fim do primeiro semestre letivo, uma oportunidade de analisar tudo o que foi feito até aqui e tudo o que ainda há de se fazer para alcançar as metas desejadas. Mais especificamente para a UFMS, este também é um mês de comemoração – em julho de 2021, a Instituição completa 42 anos de contribuições importantes ao ensino superior de Mato Grosso do Sul.

Federalizada em 1969, a Universidade tem muito o que celebrar. Apenas na gestão atual, a UFMS figurou em rankings nacionais e internacionais, sediou uma Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência – algo inédito até então para o estado -, e subiu em diversos indicativos de excelência, em relação a sua transparência, eficiência e inovação, além do crescimento dos cursos ofertados nos nove câmpus.

Para agradecer a comunidade universitária, será realizada uma homenagem aos servidores e será lançado um vídeo institucional sobre os 50 anos de história da Cidade Universitária, para valorizar sua presença em Campo Grande desde antes da federalização.

Na segunda-feira, 5, o Movimento Concerto integra as atividades de aniversário e realiza o Concerto de Aniversário da UFMS, com as musicistas Luma Heyn, Andressa Chinzarian e Luciana Fisher, e participação dos instrumentistas Heider Barbosa, Leo Rezende e Evandro Higa. A transmissão será às 19h30 pela TV UFMS.

No dia 12, Carlos Nejar irá realizar uma palestra sobre a obra de Machado de Assis. Carlos é poeta, ficcionista, tradutor e crítico literário, além de ser membro da Academia Brasileira de Letras desde 1989. A transmissão será ao vivo, às 19h, disponível a todos pela TV UFMS.

Ao longo de todo o mês, servidores e estudantes poderão se inscrever na 5ª edição do concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos, que seleciona imagens para ilustrar o calendário institucional de 2022. Leia mais aqui.

No dia 21, os formandos que finalizaram a jornada da graduação irão participar de uma cerimônia de colação de grau unificada, garantindo assim que, mesmo em tempos como esse, esta importante etapa seja festejada.

Outra maneira de admirar a Universidade será com o curta-metragem Campo Grande das Araras, projeto fomentado pela Secretaria Municipal de Turismo. O filme desenvolve uma narrativa híbrida, mesclando linguagens de documentário e ficção, e lança um novo olhar sobre a presença das araras no meio urbano, a relação que as pessoas têm com as aves e todo o meio ambiente, e a UFMS é um dos pontos exibidos da produção. A estreia será às 9h pelo canal youtube.com/secturcg.

Arte e cultura também serão prestigiadas no programa Todas as Artes, que traz como convidados a dupla sul-mato-grossense de músicas autorais Filho dos Livres.

As atividades do programa Se Cuide, Te Amo! – Uma ação do coração da UFMS, para cuidado com a saúde mental e física da comunidade acadêmica durante a pandemia, também seguem ocorrendo por todo o mês. Já o Monumento Símbolo ficará iluminado com luz azul, cor que simboliza nossa Universidade.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno