André Mendonça ministra Aula Inaugural da Faculdade de Direito da UFMS

Com o Teatro Glauce Rocha repleto, na noite de ontem, 10, o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça foi o convidado especial para a Aula Inaugural da Faculdade de Direito (Fadir) da UFMS. Ele realizou a palestra sobre o tema “Estado de Direito e direitos fundamentais: evolução e perspectivas” e destacou a satisfação de visitar Mato Grosso do Sul e compartilhar experiências com os estudantes de Direito.

A vice-reitora Camila Ítavo compôs a mesa de autoridades e ressaltou a importância da presença do ministro do STF para a UFMS. “Parabenizo a Fadir, tenho certeza que nós estamos fazendo história e sinto-me muito honrada em ser testemunha desse momento. Dos 28 mil estudantes da UFMS, 1.517 são estudantes de Direito, sendo 657 homens e 860 mulheres. A Universidade, além da formação técnica, tem uma formação cidadã, responsável e ética, precisamos de muitas pessoas boas para transformarem as realidades. Nossa Universidade foi agraciada com a presença do ministro”, ressaltou.

“Se tem significado para vocês a minha presença, vocês estarem me recebendo tem um significado muito maior. Faço um registro específico em relação à Faculdade de Direito, que leva o nome de um grande jurista, que representou esse estado nacionalmente, o Dr. Nelson Trad, me lembro de grandes personagens políticos que marcaram esse estado como bons exemplos, homens e mulheres de integridade. Aos estudantes, vocês têm grandes exemplos de inspiração nesse estado, seja na área jurídica, política e têm um estado que é uma das forças motriz”, enfatizou o ministro do STF.

“Estou aqui em nome de 18.550 advogados do Mato Grosso do Sul, para saudar o ministro André Mendonça. O grande Da Vinci dizia que a maior virtude que um homem pode ter é um grande coração, a maior virtude que um homem pode ter é a generosidade e vossa excelência demonstra isso, deixando a capital federal para estar conosco em uma noite compartilhando seus conhecimentos”, disse o presidente da OAB-MS, Bitto Pereira.

A procuradora-geral do estado, Ana Carolina Ali Garcia, representou o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. “Gostaria de registrar a minha imensa alegria e honra de participar dessa aula inaugural, representando aqui neste ato nosso governador do estado, em nome de quem gostaria de dar as boas vindas ao ministro André Mendonça, é uma honra tê-lo aqui para compartilhar seus estudos, pesquisas e experiências”.

A realização da aula inaugural é uma iniciativa da Fadir com o apoio institucional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul, da Escola Superior da Advocacia, da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul e das Ligas Acadêmicas.

Para os estudantes que estiveram presentes, a oportunidade foi de muito aprendizado e inspiração. “O STF é a maior instância do nosso país, enquanto estudante ter contato com o ministro que é a maior autoridade judiciária, abaixo apenas do presidente da corte é fantástico, primeiro em relação a inspiração, quando vemos uma pessoa tão perto, nós percebemos que conseguimos chegar longe e é algo que nossos professores sempre falam para nós. É fantástico para um acadêmico, seja de 7º, 1º ou 10º semestre”, comemorou o estudante João Fernando De Oliveira.

Texto: Bianka Macário e Laura Toledo

Fotos: Álvaro Herculano