Andifes recebe homenagem pelos 30 anos de atuação

Foi realizada hoje, como parte da programação da 71ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), uma homenagem aos 30 anos da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A Andifes é a representante oficial das universidades federais e atua na interlocução com o governo federal, associações de professores, técnico-administrativos e estudantes, e com a sociedade em geral.

“Cada reitor individualmente tem uma política, mas quando a gente se junta numa associação, conseguimos ter mais força para levar pautas positivas para as políticas públicas do Brasil. A Andifes é isso: um grande conjunto de reitores, uma força de trabalho maravilhosa onde a gente consegue iluminar itens, recursos e equipamentos para melhorarmos a área de políticas públicas, principalmente da educação superior e das universidades federais do nosso país”, afirma o reitor Marcelo Turine.

O presidente da associação, Reinaldo Centoducatte, reforça a importância da educação superior gratuita e de qualidade, e o papel da associação para as Instituições de Ensino Superior. “Nesse ano a Andifes comemora seus 30 anos, uma associação que tem como uma das suas missões trabalhar em prol da educação superior de qualidade, pública e gratuita, e que tem uma preocupação importante com a ciência e a tecnologia. A Andifes leva proposições, contribui e discute criticamente as políticas públicas existentes. Sem conhecimento, sem educação, fica muito difícil, podemos dizer impossível, do país se constituir quanto a nação independente, autônoma e que tem importância no cenário internacional”, afirma.

Texto: Leticia Bueno