Foi realizado na manhã de hoje, 11, o seminário “Desafios do retorno das atividades presenciais”, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O objetivo do seminário era apresentar as experiências positivas de ações nas Instituições Federais de Ensino Superior para a retomada das atividades acadêmicas e administrativas de maneira presencial, com qualidade e segurança. No encontro foram abordados tópicos como a situação das aulas remotas e híbridas nas instituições, a possibilidade de retorno das aulas totalmente presenciais e o andamento da vacinação da comunidade acadêmica.
A reitora Lucia Pellanda, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, comentou sobre os riscos da retirada de camadas de proteção necessárias para a garantia da biossegurança, além da vacinação, como o uso de máscaras de proteção facial, por exemplo. A reitora Joana Angélica Guimarães da Luz, da Universidade Federal do Sul da Bahia, também ressaltou a importância de serem levadas em consideração as especificidades de cada estado e universidade ao analisar a possibilidade de retorno presencial, visto que cada local adotou estratégias diferentes para conter a pandemia.
O reitor Marcus David, da Universidade Federal de Juiz de Fora, também levantou pontos como o preparo das instituições para o retorno das aulas presenciais, no sentido da utilização de tecnologias, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros. “A minha preocupação é a seguinte: se o cenário epidemiológico permitir que as aulas voltem a ser na forma como a gente sempre utilizou, nós teremos condições de retornar as aulas, dando o apoio necessário aos estudantes?”, indagou.
Após as apresentações iniciais, os demais reitores e pró-reitores das Instituições Federais de Ensino Superior discutiram os assuntos levantados, para um debate e troca de experiências e ideias sobre estratégias de gestão. Os responsáveis pela apresentação inicial dos tópicos são integrantes do Grupo de Trabalho do qual o reitor Marcelo Turine é parte, representado na ocasião pela vice-reitora Camila Ítavo.
Demais encontros e seminários como este seguirão sendo promovidos pela Andifes, pois o respeito às instituições e o retorno seguro e eficiente das atividades presenciais de ensino são prioridades de todos os gestores.
Texto: Leticia Bueno