Andifes lança site para reunir atividades do 1º Congresso das Instituições Federais

A Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) lançou hoje (10) o site do 1º Congresso, que será realizado nos dias 17 e 18 de junho, de forma inteiramente virtual, sob o tema “Realidade e Futuro da Universidade Federal”.

A página reúne todos os links referentes às conferências das 68 universidades federais e, também, dos colégios e fóruns assessores da instituição. O site contém ainda notícias relacionadas ao congresso.

O 1º Congresso Andifes vai debater os reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis para a retomada das atividades.

“A universidade é um lugar natural de reflexão. Essa é a base da sua autonomia. A capacidade de decidir, deliberar e aprofundar em um estrutura que associa intimamente ensino, pesquisa e extensão”, avalia o presidente da Andifes, reitor João Carlos Salles.

Ao final, ocorre uma conferência com o professor de Ética e Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roberto Romano.

O objetivo 1º Congresso Andifes é que as instituições apresentem suas experiências e reflexões diante dos impactos provocados pela Covid-19 e que os colégios e fóruns da associação realizem debates transversais, centrados em cada uma das dimensões de atuação da Andifes, como extensão, pesquisa, planejamento, gestão, tecnologias da informação, comunicação e assistência estudantil.

O professor Luciano Gonda, diretor da Agetic, é o coordenador do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC) e participará dos debates transversais representando o colégio que coordena, bem como a Universidade.

Segundo ele, o CGTIC organizou duas atividades principais para o congresso. “A primeira delas está relacionada ao decreto 10.332 do Governo Federal, em que todos os órgãos de administração pública devem ter um Plano de Transformação Digital. A segunda atividade está relacionada ao acesso à internet para alunos, esse é o tópico principal e o estudo realizado atende a demanda específica da pandemia, mas engloba também ações futuras para melhorar a estrutura de internet tanto de acadêmicos quanto de docentes, para melhorar o ensino nas universidades federais”, conta.

A professora Rose Mara Pinheiro, diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), é da diretoria do Cogecom (Colégio de Gestores de Comunicação), e explica que haverá um debate sobre as divulgação das ações de enfrentamento, especialmente as pesquisas, promovidas pelas Ifes. No período da tarde do dia 17, a programação do Cogecom contempla uma conferência com a pesquisadora da Unicamp e colunista da Folha de S.Paulo, Sabine Righetti, com o tema “Desafios da comunicação das universidades para divulgação científica”. “É uma oportunidade muito importante, sobretudo de integração e fortalecimento das ações de comunicação das instituições”, disse Rose.

Da UFMS, todos os pró-reitores também participam ativamente dos Fóruns da Andifes, como o de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), o de Gestão de Pessoas (Forgepe) e o de Planejamento e Administração (Forplad); e os Colégios de Graduação (Cograd), Extensão (Coex) e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Copropi).

“Esse congresso é uma iniciativa extremamente importante para agregação aos diversos colégios e fóruns de assessoramento e, além disso, permite que a comunidade acadêmica acompanhe as ações da Andifes nas diversas áreas e que a Andifes faça ações integradas para atender demandas específicas”, afirma Gonda.

De acordo com Gonda, um exemplo desta integração é a necessidade de soluções para questões que surgiram com a pandemia do coronavírus. “Uma dessas demandas específicas é que nesse momento de pandemia, o oferecimento de ferramentas e infraestrutura de conexão de internet deve ser alinhado às atividades acadêmicas, para que o ensino remoto possa ser executado pelas universidades”.

O evento é aberto ao público e será transmitido pelo link conferenciaweb.rnp.br/webconf/andifes. Confira abaixo a programação:

Download (PDF, 65KB)

Texto: Leticia Bueno, com informações da Assessoria da Andifes