Anais do Integra UFMS são publicados e reúnem mais de 1,6 mil trabalhos

Os anais do Integra UFMS 2023 foram publicados nesta sexta-feira, 22, e estão disponíveis para consulta. A publicação é aberta e todos os trabalhos podem ser acessados aqui. O maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul foi realizado entre os dias 23 e 27 de outubro, e reuniu mais de 1,6 mil apresentações de estudantes de todas as áreas e Câmpus da Universidade.

Com mais de 1.600 páginas, o documento reúne os resumos de múltiplas ações de pesquisa, ensino, cultura, extensão, esporte e inovação desenvolvidas pela UFMS. Os trabalhos são ligados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proaes), à Agência de Internacionalização e de Inovação e à Agência de Educação Digital e a Distância.

Com a publicação dos anais, pesquisadores e estudantes têm os resumos de suas produções registradas em um documento oficial, que pode ser acessado por toda a comunidade de forma gratuita. Além de contribuir com o enriquecimento profissional dos envolvidos, ainda permite que o debate científico se mantenha ativo, com a disseminação do conhecimento e com o fomento à produção científica. Ainda é possível ter acesso aos anais de todas as edições do Integra UFMS na página do evento, com os estudos e ações que os estudantes desenvolvem anualmente.

Os vídeos dos trabalhos estão disponíveis no canal da TV UFMS, divididos entre os programas, equipes, ligas, projetos, ações de cultura, extensão, inovação e educação, com o objetivo de popularizar a ciência.

Trabalhos premiados

Os 11 trabalhos com as melhores avaliações foram premiados de acordo com cada área do conhecimento, além do reconhecimento da Propp, Prograd e Proaes. A cerimônia foi realizada em formato virtual e transmitida ao vivo pela TV UFMS. Na área de Ciências Exatas e da Terra, o trabalho selecionado foi Matemática na hora de leitura: uma abordagem interdisciplinar na escola, do Câmpus de Paranaíba. Os avaliadores selecionaram o Consolidação da coleção ictiológica de Três Lagoas – CITL, do Câmpus de Três Lagoas, o destaque de Ciências Biológicas. Nas Engenharias, o trabalho A sustentabilidade e a construção – uma abordagem de ciclo de vida, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia em parceria com o Câmpus de Naviraí, foi o melhor avaliado.

Na área de Ciências da Saúde, o destaque foi mais uma produção do Câmpus de Três Lagoas, o trabalho Fatores de riscos associados ao desenvolvimento de tuberculose em pessoas privadas de liberdade – revisão integrativa. O trabalho melhor avaliado de Ciências Agrárias foi o Centro colaborador em alimentação e nutrição escolar (CECANE) UFMS eixo agroindústria, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição.

Em Ciências Sociais Aplicadas, novamente a produção da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia foi destaque, com o trabalho Casa Eco Pantaneira. A produção História das mulheres e feminismo em museus e arquivos: possibilidades de uma educação emancipadora e de gênero, da Faculdade de Ciências Humanas em parceria com a Faculdade de Computação, foi premiada na área de Ciências Humanas. E na área de Linguística, Letras e Artes, os avaliadores consideraram o Imergir, Laboratório de projetos audiovisuais, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, a melhor produção.

Entre as pró-reitorias, o Projeto de extensão rede recicla educa: atividade desenvolvida em dois irmãos do Buriti-MS, do Câmpus de Aquidauana, foi escolhido pela Proece como o destaque da edição. A Prograd elegeu o trabalho Assistência à saúde prestada ao trinômio pai-mãe-criança no âmbito da atenção primária, do Câmpus de Três Lagoas, como o relevante da área. E a produção do Instituto Integrado de Saúde, Avaliação do estado de incapacidade e qualidade de vida de mulheres com esclerose múltipla com e sem sintomas urinários, foi premiado pela Propp.

Texto: Agatha Espírito Santo