A ampliação do Laboratório de Engenharia de Software (Ledes) da Faculdade de Computação (Facom) foi inaugurada na sexta-feira, 13, na Cidade Universitária. O espaço possui agora um local maior para o desenvolvimento das atividades com cadeiras e computadores para o uso simultâneo de 50 estudantes.
A reitora Camila Ítavo ressaltou a importância do laboratório para a Universidade. “É um local repleto de estudantes, professores e técnicos envolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão e para nós é uma grande alegria. Entregar essa ampliação é uma forma de entrar com toda a velocidade em 2025. Eu desejo muito sucesso ao Ledes, que toda a comunidade possa aproveitar muito a oportunidade para a formação de habilidades e competências”.
“Parabenizo pelo espaço maravilhoso que receberam. Fico muito impressionado com a energia, a sintonia entre os estudantes e professores do Ledes, sentimos que é uma coisa do coração mesmo. Eu acho que é essa a ideia, de cooperação entre a equipe e esse espaço só é repleto de estudantes pelos professores os apaixonarem pela pesquisa, pela extensão. Parabéns!”, disse o vice-reitor, Albert Schiaveto.
O laboratório conta também com sala de reuniões, sala de professores e uma cozinha para priorizar o conforto dos estudantes. “A equipe atua nesse local para desenvolver pesquisas, que atendem a comunidade interna e externa, nossos estudantes aprendem muito com isso. É um dia especial para a Facom, agora temos um espaço maior e mais adequado para que possamos crescer ainda mais”, destacou a diretora da Facom, Liana Duenha Dessandre Garanhani.
Para o coordenador do Ledes e professor da Facom, Awdren de Lima Fontão, a ampliação do espaço permite a evolução das pesquisas e a participação cada vez maior dos estudantes. “Aprendi que espaços promovem encontros, promovem unidade, promovem amizade. E para crescer como sociedade, precisamos primeiro estabelecer laços. Então ter um espaço mais abrangente, maior, bonito, moderno, aumenta a nossa amizade, mais estudantes podem vir, conversar, interagir, pesquisar e principalmente ter um espaço criativo. Engenharia é divergir, convergir e muita criatividade”.
“É uma delícia estar aqui com vocês hoje nessa reinauguração do Ledes em um novo espaço. Quero agradecer a todos os nossos estudantes que estão aqui presentes. […] São muitos alunos e muitos professores, que têm me acolhido e eu agradeço pelo meu retorno depois de quase 15 anos afastado da pesquisa e do ensino. Quero agradecer à Reitoria, na pessoa da reitora Camila, do nosso vice-reitor Albert e toda a equipe da Administração por nos dar esse momento de inaugurar esse espaço, mais um laboratório para a Universidade”, disse o professor da Facom, Marcelo Turine.
Texto: Bianka Macário
Fotos: Alíria Aristides