Alunos participam de café saudável na Semana Nacional de Produção Orgânica

Um grupo de alunos da Escola Estadual Prof. Emygdio Campos Widal visitou a Cidade Universitária hoje (29) pela manhã e participou de um café saudável em comemoração à Semana Nacional de Produção Orgânica, na Cidade Universitária, em Campo Grande. A degustação foi feita com a colaboração dos produtores da feirinha agroecológica, que é realizada toda terça-feira no Corredor Central.

A coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas da UFMS, Miriam Coura Aveiro, explicou que a iniciativa de receber os alunos do Ensino Médio faz parte do projeto de conscientização sobre a necessidade de uma “mesa saudável”. “Queremos mostrar para os estudantes a importância do consumo consciente e nada melhor do que uma degustação tão saborosa”, afirmou. No café da manhã os alunos puderam experimentar torta de legumes, garapa de cana, caldo de guavira, biscoitos e bolos feitos com produtos orgânicos e naturais.

Os estudantes cursam, em sua maioria, o 2º ano do Ensino Médio e estiveram acompanhados das professoras Vitória Graça de Carvalho Bióloga e Roze Maclaine Paiva de Freitas Rodrigues. “A visita foi maravilhosa. Já me deu várias ideias”, comentou Roze. Ela contou que os alunos são voluntários e fazem parte da Escola de Autoria, projeto de escola integral criado pelo governo do estado. “Nós incentivamos o protagonismo dos estudantes, assim eles contribuem para a aquisição do próprio conhecimento”, explicou.

A estudante Luana Peres Galharte, 16, nunca tinha visitado a UFMS. “Achei a visita bem instrutiva e o acolhimento foi muito bom. Não imaginava que a universidade fosse tão grande e tivesse tantas áreas verdes”, disse. Luana contou que vai estudar Engenharia Civil. “Minha meta é passar na UFMS”, disse.

A vice-reitora Camila Ítavo e o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes, foram até o local para conversar com os alunos. “É uma alegria recebê-los aqui na UFMS. A nossa Universidade está sempre aberta e esperamos em breve tê-los como alunos”, disse Camila.