A abertura da sexta edição do projeto de extensão Prática Educomunicativa: Repórter Júnior começa amanhã, a partir das 8h, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. Os alunos e professores inscritos já podem conferir o resultado da seleção para a cobertura jornalística educomunicativa do Integra UFMS.
O Repórter Júnior busca aproximar alunos e professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de Campo Grande da comunicação, pelo viés da educomunicação. Ao todo, foram selecionados 30 repórteres juniores e 9 tutores.
A coordenadora do projeto e diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Mara Pinheiro, ficou emocionada com a dedicação dos alunos, que produziram vídeos criativos para a inscrição. “Leva a gente a refletir que está fazendo sentido essa proposta de levar a apropriação dos meios, a prática educomunicativa para as escolas. Que eles sejam muito bem-vindos, aproveitem esse momento de estar na nossa Universidade, conhecendo o que a gente faz e, quem sabe, vindo pra cá, logo mais, quando terminarem o Ensino Médio”, afirma.
Durante o primeiro encontro, as atividades serão voltadas para a apresentação do Integra UFMS, do conceito da Educomunicação e das atividades do Repórter Júnior. Além disso, os alunos e professores poderão conhecer os espaços da Agecom, os estúdios da Rádio Educativa UFMS 99.9 e da TV UFMS e a sala de redação jornalística.
Ao longo das próximas semanas, serão realizadas quatro oficinas de vídeo, rádio, texto e fotografia, e mídias sociais, nos dias 23 e 30 de setembro, e 7 e 21 de outubro. As atividades para preparar os repórteres juniores serão realizadas pela equipe da Empresa Júnior BRAVA, do curso de Jornalismo, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. Os materiais produzidos durante o Integra UFMS serão veiculados na Rádio Educativa 99.9 FM, na TV UFMS, e compartilhados nas redes sociais e perfis institucionais da Universidade.
A presidente da EJ BRAVA e estudante de jornalismo, Analu Petermann, relembra que a empresa júnior tem uma parceria de longa data com o Repórter Júnior. “Nós aplicamos todas as oficinas de capacitação para que os alunos estejam preparados para realizar a cobertura do Integra UFMS. Preparamos um material simples e didático. Cada aluno tem a liberdade de escolher a oficina que quer participar. Depois que a cobertura do evento é realizada, a BRAVA edita todos os materiais”, explica.
A estudante de Jornalismo Mariana Azevedo já participou do Repórter Júnior como aluna, ainda no Ensino Médio. “Tenho muito orgulho de ter participado desse projeto. Agora, estarei do outro lado, participando do grupo de orientação. Espero inspirar esses alunos que irão participar desta edição, quem sabe por meio do jornalismo, ou até mesmo atiçar o interesse em algum curioso, assim como fizeram comigo”.
Confira a lista com os selecionados abaixo:
EDITAL (AGECOM) n 9, de 15-09-2023.
Texto: Alíria Aristides