Hoje pela manhã, mais de 60 alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) de Dourados puderam conhecer as dependências da Cidade Universitária. Os estudantes estão no 6º semestre do ensino médio e fazem parte do curso técnico de Informática para Internet.
A ação faz parte da campanha Vem para UFMS, projeto que tem por objetivo trazer estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas para conhecer a Universidade. Os estudantes de Dourados vieram com a finalidade de conhecer os laboratórios e salas da Faculdade de Computação (Facom).
A visita começou logo cedo, às 8h, pela Biblioteca Central. Após, os estudantes tiraram fotos no símbolo arquitetônico da Universidade, o paliteiro. Com os ânimos a mil, depois das fotos, os estudantes partiram em direção às instalações dos cursos da Facom. Os alunos foram divididos em grupos e puderam trocar experiências com os acadêmicos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, Engenharia de Software, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Redes de Computadores.
O egresso da Facom e atual professor no IFMS, Rodrigo Devigo explica que a visita à UFMS funciona como uma aula de campo. “Essa atividade é prevista no plano de ensino do semestre. Quando tem uma aula de engenharia de software, por exemplo, nós trazemos eles aqui, in loco, para conhecer os laboratórios”.
A professora da Facom e uma das organizadoras da visita, Graziela Araújo explica sobre a importância de os acadêmicos terem laboratórios de linhas de pesquisa segmentadas. “Os alunos conseguem experimentar mais. Eles conseguem conhecer um pouco mais de algumas áreas importantes dentro das áreas da computação”.
Graziela também comenta sobre a articulação feita entre os professores da Facom e do IFMS para a visita de hoje. “Nós recebemos o projeto do professor Rodrigo Devigo, pedindo essa visita técnica. Ele direcionou as visitas para os laboratórios da Facom”. A professora finaliza afirmando que é de suma importância mostrar para os possíveis alunos da UFMS as dependências da Faculdade.
O aluno do IFMS, João Sanchez afirma que a visita pode ampliar as suas perspectivas para a futura graduação. “É uma experiência bem bacana. Aqui os laboratórios são incríveis. O pessoal foi super gentil e realmente inspirou a gente a ingressar no curso”.
A parceria feita entre UFMS, professoras da Facom e IFMS prevê outras visitações até amanhã. Na tarde de hoje, os estudantes participarão de uma oficina com os acadêmicos e integrantes do projeto de ensino e tutoria de Sistemas. A conversa abordará a aplicabilidade de múltiplos hardwares.
Texto e fotos: José Câmara (estagiário de Jornalismo)