Alunos de escolas públicas de MS aprendem uma profissão em Carreta Digital

O projeto deve certificar três mil estudantes de escolas da capital e do interior do estado de MS


A Rede Brasileira de Certificação Pesquisa e Inovação (RBCIP), em parceria com o Ministério das Comunicações e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), desenvolve o projeto Carreta Digital para promover a inclusão e a capacitação profissional itinerante de estudantes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando habilidades e oportunidades para um futuro melhor. A carreta digital está equipada com tecnologia de ponta, e tem como objetivo ser uma sala tecnológica itinerante oferecendo cursos e treinamentos em novas tecnologias para diversas comunidades, com o objetivo de certificar 15 mil alunos, em cinco estados e no Distrito Federal.

Em Mato Grosso do Sul, o projeto começou na unidade de cultura Sesc Lageado, em Campo Grande, no dia 28 de outubro. Os alunos participam de cursos de robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho- PC Gamer, manutenção de celulares e montagem e configuração de computadores. A expectativa do projeto é certificar 3 mil estudantes de Campo Grande e de algumas cidades do interior do estado, em um período de seis meses.

O coordenador regional do projeto, professor Marcelo Turine, explica que a Carreta Digital tem a finalidade de promover a inclusão, a conectividade digital e despertar o interesse de estudantes da educação básica, de baixa renda, pela pesquisa, pelas ciências exatas e pelas engenharias.

“O projeto possibilita a prática de atividades que demonstram a importância das tecnologias no cotidiano das pessoas. Os jovens aprendem a consertar celulares, computadores e fazer as montagens dos equipamentos.  É uma grande oportunidade de aprender uma profissão e ingressar no mercado de trabalho, além de complementar conceitos de matemática, física e outras habilidades”, afirma Turine.

O professor ressalta que o objetivo é incrementar o número de jovens conectados no mercado de trabalho, apoiando as suas famílias nas novas tecnologias. Hoje, nossos estudantes têm facilidades em usar as tecnologias, e a integração da Educação com o mundo do trabalho trará benefícios sociais e educacionais para Mato Grosso do Sul.

“A robótica, por exemplo, despertará a criatividade dos jovens e o interesse em disciplinas como matemática e física, porque eles terão a oportunidade de criar os seus próprios robôs, sem serem experts em disciplinas definidas como difíceis. Por isso, a adesão e participação das escolas públicas é fundamental para o sucesso desta iniciativa”.

O projeto tem grande potencial para se transformar em política pública, após as avaliações de impacto feitas por especialistas em políticas públicas e educação, com o objetivo de mensurar os resultados no desempenho escolar, inserção no mercado de trabalho e a inclusão digital”, finaliza o coordenador do projeto.

Texto e fotos: Assessoria RBCIP