Com o objetivo de revisar os conteúdos estudados em Ciências e conhecer amostras de animais invertebrados, alunos do sétimo ano da Escola do Sesi de Três Lagoas visitaram o Laboratório de Zoologia do campus, além da biblioteca.
Acompanhados pelas professoras Michele Pacheco Garcia e Damila Fernanda Leite Renzete, os alunos puderam conhecer diversos invertebrados – platelmintos (tênia), poríferos (esponja do mar), cnidários (água-viva), artrópodes (aranhas, escorpiões), equinodermos (estrela do mar), ossos e células sanguíneas de mamíferos, entre outros.
O professor doutor Hélder Silva e Luna, alguns estagiários e técnicos de laboratório receberam os estudantes, que puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o conteúdo. Depois, na biblioteca, o grupo foi recebido pela bibliotecária Maria do Socorro Pereira, que esclareceu que o espaço é de uso público, deixando-a à disposição para os alunos acessarem o acervo.
Ao final da visita, a professora Michele Garcia, que leciona Ciências, disse que a visita à Universidade foi de extrema importância para fechar o estudo do terceiro bimestre. “Os alunos puderam ver pessoalmente e até tocar diversos seres vivos comentados em aulas, vistos apenas através de imagens e vídeos no datashow. Com certeza é uma riqueza de materiais e informações que os ajudaram muito na fixação dos conhecimentos previamente adquiridos”, avaliou.
A professora Damila, de Técnicas de Redação, acrescentou que a visita é um marco na vida dos alunos. “Além de colocarem em prática tudo o que aprenderam com os professores de Ciências, também puderam conhecer o acervo bibliotecário. Parabéns aos professores e alunos por esse envolvimento da aprendizagem na prática”, comentou.
Para a aluna Eloá de Menezes Garuze, a visita foi muito legal e educativa. “Aprendemos ainda mais sobre os seres vivos, como muitos vertebrados: a coruja, sapos, cobras. Vimos fungos na lupa, moluscos, polvo. Também aprendemos sobre os ‘vilões’ da biblioteca, que desvalorizam os livros, e a bibliotecária nos conscientizou de como cuidar dos livros”, finalizou.
Texto e fotos: Dicom/Sesi/Fiems