Será realizado nesta quarta-feira, 17, o Conecta UFMS 2021, com o tema “Conexão para Inovação”. Na programação do evento, que será totalmente on-line, está prevista a apresentação formal da Agrotec – Unidade de Tecnologias em Bioeconomia para o Agronegócio, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
A proposta compreende uma Unidade Embrapii da UFMS, formada por uma equipe de pesquisadores multidisciplinares, com reconhecimento nacional e internacional, focados na área da bioeconomia. Segundo a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação e coordenadora geral do projeto, Maria Lígia Macedo, a Agrotec contribuirá para o crescimento da Universidade e do estado de Mato Grosso do Sul.
“Como impacto para a UFMS podemos citar a captação de recursos externos para o financiamento de pesquisas, com foco para a bioeconomia voltados à produção de novos alimentos, explorando as riquezas da região Centro-Oeste, e produção de bioinsumos para saúde, agricultura, pecuária, cosméticos, dentre outros”, explica a pró-reitora.
A Agrotec atua nas linhas de pesquisa de Tecnologia de alimentos, Bioinsumos e Tecnologias para a Sustentabilidade do Agronegócio, e também irá proporcionará a formação de recursos humanos com experiência aplicada ao mercado; maior visibilidade da UFMS no contexto da ciência, inovação e tecnologia; e o aumento de parcerias da Universidade com as indústrias nacionais e internacionais.
Webinar Lei do Bem
Como parte da programação do Conecta UFMS 2021, também será realizado o Webinar Lei do Bem. Segundo a responsável técnica do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Aginova, Vilma dos Santos Ramos, a Lei 11.196/2005, conhecida como Lei do Bem, instituiu incentivos fiscais para empresas que promovam pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica.
“As empresas podem se beneficiar dos incentivos fiscais também ao desenvolver pesquisa e inovação em conjunto com universidades. Assim, é importante divulgar a existência e funcionamento da lei junto às empresas e aos pesquisadores. Por isso, esperamos um número significativo de participantes, pois a lei é um dos principais instrumentos de fomento à ciência, tecnologia e inovação do pais”, diz Vilma Ramos.
O Webinar será conduzido pelo responsável pela Coordenação de Instrumentos de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Empreendedorismo Inovador da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (Coidi/Deemi/Sempi/MCTI), Francisco Silveira dos Santos.
Durante a palestra, ele vai apresentar detalhes e apontar números locais e nacionais. “Essa lei incentiva as empresas a realizarem atividades de pesquisa e desenvolvimento. No ano passado, em Mato Grosso do Sul apenas 11 empresas usufruíram da Lei do Bem”, adianta Francisco Silveira.
O Conecta UFMS 2021 é promovido pela Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova) e tem como objetivo aproximar pesquisadores e ambiente produtivo, com espaço para empresas e grupos de pesquisas compartilharem experiências por meio de palestras e salas interativas.
O evento também visa aproximar grupos de pesquisa e potenciais parceiros, e sensibilizar o empresariado local para a realização de projetos de desenvolvimento e inovação, utilizando os benefícios da Lei do Bem.
A abertura do evento será às 8h, pelo canal da TV UFMS.
Confira a programação completa:
- 8h – Abertura (Ao vivo pela TV UFMS)
- 8h15 – Desafios e demandas tecnológicas – Empresas e Instituições
- 9h15 – Potencial Científico e Tecnológico de Laboratórios de Pesquisa UFMS
- 10h15 – Apresentação Agrotec UFMS – Embrapii (Ao vivo pela TV UFMS)
- 11h – Encerramento manhã
- 14h – Salas de Interação Grupos de Pesquisa
- 15h – Webinar Lei do Bem (Ao vivo pela TV UFMS)
- 16h – Encerramento
Texto: Christiane Reis e Leticia Bueno