A celebração dos 45 anos da Federal também inclui o reconhecimento de parcerias com instituições públicas e privadas que colaboram para o fortalecimento da educação. Ao todo, 19 parceiros receberam o certificado Amigo da UFMS e um kit do projeto Trilha Rupestre em cerimônia realizada na tarde de hoje, 2.
O reitor Marcelo Turine presidiu a cerimônia e enfatizou o papel das parcerias para o fortalecimento da educação pública e de qualidade. “A homenagem aos amigos da UFMS é uma simbologia de reconhecimento da parceria em prol da educação. São pessoas que colaboram para a pesquisa, inovação, extensão, relações institucionais, o que fortalece a educação. Reconhecer essas pessoas como amigos da UFMS para nós é um carinho especial, é um reconhecimento que o caminho que a Universidade trilha está dando certo. Quanto mais pessoas pensando em educação, cada vez mais vamos ter uma Universidade melhor, uma educação básica melhor e um futuro melhor”, destaca.
O professor da Universidade de Brasília e conselheiro da Câmara de Educação Superior, do Ministério de Educação, Mauro Luiz Rabelo, esteve entre os homenageados. “Fui professor da UFMS em 1983 e 1984, conheci a Instituição lá no início da federalização, vi de perto o quanto essa Universidade ficou grandiosa nas suas missões de ensino, pesquisa, extensão, liderando também na área de inovação. É com emoção que recebo essa homenagem como Amigo da UFMS, mas digo que sou mais do que amigo, sou filho dessa Instituição”.
A coordenadora e conselheira do Parlamento de Inovação do Mercosul, Norma López Rolandi, também recebeu a homenagem. “Estou muito feliz de poder acompanhar este momento de celebração, de estar com essa equipe maravilhosa da UFMS. Estabelecer parceria com uma universidade de primeiro nível como a UFMS é muito importante para o fortalecimento de relações entre os povos, estreitando laços de colaboração e de apoio recíproco, além de fortalecer redes de trabalho para promover a sustentabilidade, transferência de tecnologias, empreendedorismo, os projetos sociais e tantas outras coisas”.
Durante o evento, também foram assinados três acordos de cooperação. Um deles foi realizado entre a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), a Rede Brasileira de Certificação Inovação e Pesquisa e a Universidade Santa Cecília, do Estado de São Paulo. O objetivo é desenvolver ações em conjunto para promover o uso de energia sustentável nas atividades portuárias no Porto de Santos, em especial o uso de hidrogênio verde. Os outros acordos foram firmados com duas universidades paraguaias: a Universidade Técnica de Comercialização e Desenvolvimento do Paraguai e a Universidade Columbia do Paraguai. Os acordos possibilitam a internacionalização e proporcionam a cooperação no nível da pesquisa e mobilidade acadêmica.
Texto e Fotos: Alíria Aristides