O Banco de Leite Humano do hospital promoveu uma série de ações para a Semana Mundial do Aleitamento Materno
A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada entre 1 e 7 de agosto. O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh) escolheu o dia 31 de agosto como dia D para as comemorações.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Entre os principais objetivos das campanhas anuais estão informar as pessoas sobre o vínculo entre a amamentação e o meio ambiente, fixar a amamentação como uma decisão climática inteligente, envolver os indivíduos e as organizações para obter maior impacto e estimular ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas.
No período da manhã, na Maternidade do Humap, foi realizada a mamada virtual, transmitida ao vivo nas redes sociais do hospital, com duração de 20 minutos. No período da tarde aconteceu uma roda de conversa com puérperas da UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin), e participação da médica neonatologista Carmem Silva, que falou sobre a importância do aleitamento materno para o bem-estar nutricional, emocional e cognitivo do recém-nascido.
Houve também a participação da enfermeira Edilene Villalba, que conversou sobre a atuação do Banco de Leite Humano (BLH) na promoção do aleitamento e apoio às puérperas no processo de amamentação. As participantes ganharam brindes e também um lanche individualizado numa caixinha para garantir a biossegurança.
“O tema em 2021 é proteja a amamentação, uma responsabilidade compartilhada. Por isso buscamos fazer atividades para lembrar a importância desta amamentação. O leite humano apresenta as vitaminas, minerais, açúcares, proteínas e gorduras necessárias para a alimentação saudável da criança. Além disso, ele possui vários fatores imunológicos contra várias doenças, tais como diarreias, infecções respiratórias e alergias. Nenhum outro alimento oferece esses benefícios! Decoramos os espaços, criamos atividades interativas, presenteamos as participantes, tudo feito com muito amor e carinho”, explica Edilene.
Para o superintendente do Humap, Prof. Dr. Cláudio César da Silva o processo de amamentação é fundamental e repleto de benefícios. “Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar vidas e promover esta prática é algo importantíssimo. Ficamos muito felizes com as iniciativas do nosso BLH em realizar ações de incentivo e conscientização”.
Texto: Unidade de Comunicação Social – HUMAP-UFMS/Ebserh-MEC