Aginova inicia terceira turma do curso de capacitação EMI

“Essa capacitação não é apenas para nós, mas é para o mundo” disse a diretora da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), Nilza Yamasaki, na abertura da terceira turma do curso English as a Medium of Instruction (EMI) que começou nesta manhã (03), na Cidade Universitária.

Com a realização dessa etapa, a UFMS terá capacitado mais 60 docentes para utilizarem as metodologias do EMI em aulas na língua inglesa, tanto na graduação como na pós-graduação, fortalecendo a internacionalização institucional.

A iniciativa, reforça a diretora da Agionva, garante a expansão da universidade no campo da internacionalização. “Ministrar as aulas em inglês significa transmitir os nossos conhecimentos e pesquisas não apenas para os alunos, ou para a realidade brasileira, mas para o mundo também”, afirmou Yamasaki.

A professora ministrante da capacitação, Simone Sarmento, da UFRGS, explica que o curso foi desenvolvido dentro das metodologias ativas, de modo a estimular que os alunos construam o conhecimento junto com os professores.  “As aulas não são exatamente um repasse de informação. Nosso foco é construir com os alunos uma metodologia para que através do inglês eles possam apreender a usar a língua, de maneira mais proativa, fazendo dela um meio e não um fim”, completa Sarmento.

Na avaliação da professora da UFMS Alda Maria Ferreira, do Instituto de Biociências (INBIO), o curso promove dois pontos importantes: quebra a barreira da língua estrangeira e enriquece o desempenho dos professores em sala de aula. “Com essa capacitação podemos melhorar a nossa forma de encarar os estudantes atualmente, aperfeiçoando nossos instrumentos de ensino por meio do contato com as metodologias ativas. É uma iniciativa ótima”, acrescentou a professora.

Em 2020, de acordo com cronograma da Aginova, haverá mais capacitações de EMI até o final do ano.

 

Fotos e texto: JC Costa.