Agência de Educação Digital e a Distância abre cadastro para atualização de banco de talentos

Servidores da UFMS, estudantes bolsistas de cursos de pós-graduação stricto sensu e profissionais da comunidade externa podem integrar o banco de talentos da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead). As inscrições estarão abertas de 5 de junho a 4 de julho e podem ser realizadas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

Para participar, os candidatos devem ser residentes do Estado de Mato Grosso Sul e possuir habilidade no uso de tecnologias digitais, especialmente com as ferramentas do Google Workspace for Education e do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS. No caso de servidores da Universidade, é necessário ter concluído os cursos de formação em Educação a Distância e em Tecnologias de Informação e Comunicação oferecidos pela Agead e apresentar uma declaração de compatibilidade de carga horária. Já os candidatos não servidores devem ter disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício das atividades. Para os estudantes bolsistas de cursos de mestrado e doutorado, é necessário solicitar autorização do orientador e/ou do coordenador do programa.

O diretor da Agead, Hércules Sandim, ressalta que desde 2022 a Agência vem trabalhando na composição de um banco de talentos para atender a demanda do Programa UFMS Digital. “Esse edital vem no sentido de trabalhar a atualização desse cadastro, cadastro hoje que contempla mais de 200 profissionais dentro dessas funções que foram mencionadas, mas que sempre precisa estar se renovando”, pontua.

O banco de talentos contempla vagas para diversos perfis profissionais, incluindo professor tutor, professor especialista, professor tutor presencial, membro de equipe multidisciplinar, coordenador de tutoria, coordenador de polo da Universidade Aberta do Brasil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/Capes). Também há opções para os interessados em atuar como professor tutor, professor especialista e professor assistente voluntário dos demais cursos a distância oferecidos pela Agead. Cada tipo de vaga possui requisitos específicos, como experiência mínima no magistério, formação superior na área relacionada ao curso e disponibilidade para desenvolver atividades de tutoria e participação em reuniões e atividades de formação continuada.

Ao se cadastrar, o profissional deve selecionar um tipo de vaga e enviar os documentos necessários para o preenchimento dos pré-requisitos. “Após o deferimento que é feito por meio de uma análise da nossa equipe aqui na Agead, esse profissional, esse servidor da UFMS ou colaborador externo, passa a compor o nosso banco de talentos e, assim que a Agead tem demandas para fazer a convocação desses profissionais para trabalhar como bolsista no Programa UFMS Digital, são realizados processos classificatórios para que as pessoas que compõem esse cadastro, que compõem esse banco de talentos, possam participar e concorrer à concessão de bolsas para atuar nessas funções”, explica o diretor.

Os candidatos convocados receberão bolsas mensais, com valores que variam entre R$ 1.100 e R$ 2.000, pagas pela UAB/Capes ou pela Universidade, de acordo com o perfil da vaga, e não representam vínculo empregatício.

O resultado das inscrições deferidas e indeferidas será publicado no dia 19 de julho na página da Agead. Os recursos contra indeferimentos podem ser apresentados entre 22 e 23 de julho e o resultado final está previsto para 26 de julho.

As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail selecao.agead@ufms.br. Para mais informações, confira o edital na íntegra:

EDITAL AGEAD N 47, DE 28 DE MAIO DE 2024 (1)

Texto: Elton Ricci