Administração define medidas de proteção para a comunidade universitária

O reitor Marcelo Turine assinou hoje (13) a portaria que trata sobre as medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus no âmbito da Universidade. As medidas entram em vigor na segunda, dia 16, e valem para toda a comunidade universitária.

Todas as decisões foram tomadas em consonância com o time de especialistas que compõe o Comitê Operativo de Emergência, responsável pelo gerenciamento das questões sensíveis na área da saúde de repercussão nacional. O Comitê está em permanente monitoramento para propor estratégias e ações para a Universidade.

Providências Institucionais:

– Manter o concurso público para técnico-administrativo no domingo, 15;

– Manter o Calendário Letivo e as atividades administrativas normalmente;

– Cancelar as viagens nacionais ou internacionais a serviço;

– Suspender todos os eventos e atividades técnico-científicos em locais fechados com aglomeração de pessoas;

– Permitir atividades remotas por 14 dias para os servidores e estudantes que retornarem de viagens internacionais;

– Intensificar a limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas, além de providenciar a disponibilidade de álcool gel nas áreas de circulação e no acesso a salas de reuniões e gabinete;

– Assegurar a preservação e funcionamento dos serviços, atividades e reuniões de cunho administrativo considerados essenciais ou estratégicos;

– Definir que em caso de suspensão das aulas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul as disciplinas sejam realizadas em sua totalidade com ferramentas de Educação a Distância.

Recomendações

– Incentivar que as direções das unidades optem pela execução do Plano de Ensino das disciplinas por meio de Estudo Dirigido, utilizando Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação (Moodle, Google Classroom, Google Meet, Skype, Google Hangout, WhatsApp, Facebook, e-mail e outras) por meio de trabalho remoto, quando aplicável;

– Possibilitar aos servidores e estudantes, maiores de 60 anos, gestantes e aqueles portadores de doenças crônicas que compõem o grupo de risco de aumento de mortalidade por Covid-19, caso haja transmissão local ou comunitária, a execução de suas atividades por trabalho remoto ou regime domiciliar.

Acesse o canal de comunicação ufms.br/coronavirus e acompanhe todas as informações e orientações da campanha UFMS contra o coronavírus.

Veja a portaria na íntegra com todas as medidas para a Universidade:

Download (PDF, 138KB)

Texto: Rose Pinheiro