Acordo entre UFMS e Prefeitura de Campo Grande vai melhorar segurança na Cidade Universitária

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social, assinaram um Termo de Cooperação na tarde desta terça-feira (11), para a troca de serviço e experiências. A principal medida do acordo será a instalação da Base de Atendimento da Guarda Municipal, na Cidade Universitária, para dar mais segurança à comunidade.

Como contrapartida, a UFMS transferiu algumas armas que faziam parte do patrimônio da Instituição, num total de R$80 mil em armamento, além de assegurar a oferta de cursos de idiomas em inglês e espanhol e pós-graduação em segurança pública aos policiais civis municipais.

De acordo com reitor Marcelo Turine o acordo celebrado hoje representa uma enorme alegria para a Universidade que se sentirá, com certeza, mais segura a partir da instalação do posto.

“Aqui, na UFMS, nós temos entre professores e alunos mais de 15 mil homens e mulheres circulando na Cidade Universitária todos os dias. A instalação de um posto da Guarda Civil vai gerar um grande benefício. Os professores e alunos poderão se dedicar ao ensino, à pesquisa e à extensão se sentindo mais seguros. Além disso, é gratificante saber que o acordo também contribuirá para  a formação dos policiais municipais. Estamos cumprindo o nosso papel social de ensinar”, esclareceu o reitor

O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad explicou que a comunidade será assistida por uma equipe qualificada, que estará monitorando a Cidade Universitária diariamente.  “Estamos disponibilizando 12 homens preparados, capacitados e qualificados, para durante as 24 horas exerceram a proteção dos quase 15 mil alunos que circulam pela UFMS”, afirmou Marquinhos.

Na prática, a parceria vai instalar um núcleo de apoio na entrada da UFMS, que atenderá tanto a universidade, quanto realizará o monitoramento preventivo no entorno da Cidade Universitária.  O posto dará mais agilidade ao atendimento.

O secretário Especial de Segurança e Defesa Social Valério Azambuja explicou que a parceria vai melhorar o atendimento para aproximadamente 50 mil moradores que serão atendidos pelo posto.

“Além da clientela que frequenta o campus, que são cerca de 12 a 15 mil alunos, temos toda a população ao redor. E ainda teremos nossos guardas mais capacitados a partir de 2019, com os vários cursos na área da gestão de segurança pública, inglês e espanhol, que serão fornecidos pela UFMS. Para o primeiro semestre já está aprovada a primeira turma”, completou.

 

Texto: JC Costa Fotos: Leandro Benites