Ações e metas do Programa UFMS Internacional são apresentadas

Hoje, 21, a programação vespertina do Seminário Internacional On-line iniciou com a apresentação do Programa UFMS Internacional, que busca o posicionamento internacional da instituição.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri, e o diretor da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais, Saulo Gomes Moreira, explicaram o que são e o que fazem o Comitê de Gestão de Inclusão, Internacionalização e Ações Afirmativas e a Divisão de Relações Internacionais.

Diversas ações já foram realizadas para atingir as metas de internacionalização

“Percebeu-se que a UFMS era bem internacionalizada, porém em pontos específicos da pós-graduação. Em 2018, foi criado o comitê de internacionalização, com o intuito de expandir isso para toda a instituição e a Aginova nasceu para ser o ‘escritório internacional’ da Universidade”, conta a pró-reitora.

A internacionalização de uma instituição de ensino permite que estudantes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros possam trocar conhecimentos e firmar parcerias por meio de intercâmbios e acordos de cooperação. Este tópico é tão importante para a Universidade, que a gestão se organizou para construir o Plano Institucional de Internacionalização. “Com certeza a UFMS tem na internacionalização um pilar estratégico para seu desenvolvimento”, afirmou Saulo durante a apresentação.

A comunicação visual das unidades foram alteradas para possuírem três idiomas – português, espanhol e inglês – e alguns documentos e links também já estão sendo traduzidos para facilitar o acesso e compreensão de não brasileiros.

Prévia do catálogo em inglês

Exemplo disso são o Catálogo da UFMS e o Guia do Estudante em espanhol e em inglês, apresentados em primeira mão no evento desta tarde. Estes documentos orientam e informam estudantes estrangeiros interessados em realizar intercâmbios e mobilidades na Universidade e serão lançados ainda este mês. Além disso, todas as páginas dos sites institucionais já contam com a opção de tradução simultânea e há também dois ramais de atendimento exclusivos em inglês e espanhol.

“A ideia é que nós consigamos levar a Universidade para outras universidades em todos os continentes. Queremos firmar nossas parcerias com nossos irmãos da América Latina, queremos participar ativamente da Rota Bioceânica com a mobilidade e intercâmbio entre estudantes e com a produção de pesquisas e projetos que nos ajudam a nos posicionar melhor na América do Sul, e nem por isso deixar de manter, firmar e buscar novas parcerias em outros continentes. Essas são metas que queremos e estão sendo alcançadas”, declarou Ana Rita.

Prévia do guia em espanhol

Para finalizar o evento, foram apresentados depoimentos de estudantes que participaram das oportunidades de mobilidade, tanto estudantes da UFMS que foram para fora do país quanto estudantes estrangeiros que vieram para cá.

“Apesar das dificuldades, das adversidades, nós não podemos parar de ter esse compromisso fundamental de ter uma universidade inclusiva e inclusiva de uma forma global, para o mundo todo”, acredita a pró-reitora.

Seminário Internacional

Hoje é o último dia do Seminário Internacional On-line da UFMS, organizado pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova). 

Clique aqui para conferir a programação completa e participe!

Texto: Leticia Bueno