Nesta semana foram divulgadas as propostas aprovadas no edital Paext 2021. “O Paext é o edital que sofreu mais transformações em 2021. Tivemos a alegria de receber 55 pedidos de financiamento para custeio dos projetos e atendemos praticamente a totalidade”, explica o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes.
Como condição de submissão, as propostas deveriam estar aprovadas e em andamento pelos editais EXT 2021 e 2021, nas modalidades de curso ou projeto de extensão. Os recursos provenientes do Paext podem ser aplicados na compra de materiais de consumo e contratação de serviços de terceiros, elaboração de mídias e produtos de divulgação, combustível e diárias. “Alguns pedidos, infelizmente, não estavam ao alcance ou estavam mais interligados a outras unidades da Universidade que também contemplam financiamentos, como propostas de publicação que devem ser encaminhadas à Agência de Comunicação Social e Científica, por meio da Editora UFMS”, comenta Marcelo.
“Os projetos aprovados devem fazer a diferença. Foi muito bom vermos que há várias ações que integram extensão à pesquisa. Também ficamos felizes em fomentar ações com demandas específicas que não poderiam ser contemplados de outra forma. Registramos pedidos de diversas áreas do conhecimento, em destaque para a área da Saúde que registrou muitas propostas, acredito que por conta do momento em que vivemos”, destaca o pró-reitor.
De acordo com Marcelo, os recursos aplicados são provenientes do orçamento da Universidade. Ele explica também que os coordenadores devem estar atentos à utilização e execução dos itens aprovados, observando também os prazos de execução financeira estabelecidos pela Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças. O recebimento dos recursos implica na obrigatoriedade de apresentação e prestação de contas no prazo máximo de sessenta dias, a contar da concessão do mesmo. Também é importante que os coordenadores enviem o Relatório Técnico com a prestação de contas do recurso obtido até o prazo máximo de 17 de dezembro.
Confira a lista dos projetos contemplados no edital abaixo.
Texto: Vanessa Amin