O aumento da frota e do fluxo de veículos e o índice de acidentes de trânsito em Nova Andradina levaram os professores do Campus da UFMS no município, Fabiano Greter e Luciana Codognoto, a promoverem a ação de extensão Monitor da Violência no Trânsito em Nova Andradina/MS.
“Nosso trabalho busca de maneira conjunta, somar esforços no monitoramento da violência no trânsito no município de Nova Andradina, com o objetivo de reduzir, conscientizar, prevenir e, acima de tudo, preservar a vida dos condutores, ciclistas e pedestres da sede urbana do munícipio, no que se referem os acidentes ocorridos em decorrência do trânsito local”, diz o professor Fabiano. “Buscamos promover também políticas públicas de mobilidade urbana e de saúde, pois, cada ocorrência gera consequências pessoais, materiais, hospitalares e, acima de tudo, traumas causados no trânsito podem provocar incapacidades permanentes e/ou até mesmo a morte de seus envolvidos”, enfatiza.
De acordo com os professores, é esperado que o projeto amplie as fronteiras do conhecimento e proporcione novo aprendizado a ser explorado, além de promover o reconhecimento do CPNA como parte importante no desenvolvimento econômico, ambiental e social da região do Vale do Ivinhema, por meio da integração com as instituições parceiras em Nova Andradina como o 8º Batalhão de Polícia Militar, o 3º Sub-grupamento de Bombeiros Militar Independente (SGBM/Ind), Conselho Comunitário de Segurança, Câmara Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Secretaria Municipal de Saúde, e também com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS).
“Para fundamentar nosso projeto, levantamos dados importantes referentes ao nosso trânsito e acreditamos que um trânsito mais organizado e humanizado é conseguido com esforço de toda a sociedade”, destaca Fabiano. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Nova Andradina é o oitavo maior de Mato Grosso do Sul, com uma população estimada em mais de 55 mil. Dados do Detran-MS indicam que há no município uma frota de 35.238 veículos, sendo que 90,56% pertencem a pessoas físicas e o restante de pessoas jurídicas. Deste total, 44,96% são automóveis e 21% motocicletas. “Com uma frota de mais de sete mil motociclos e de mais de 15 mil automóveis, Nova Andradina se potencializa no cenário estadual em níveis de acidentes de trânsito. Em 2018 ocorreram 300 acidentes, sendo 89,33% na sede urbana e os demais na área rural. Destes, 206 acidentes provocaram ferimentos nas pessoas envolvidas; 91, apenas danos materiais e em três houveram mortes”, contam os professores.
Levantamento realizado junto ao Detran-MS revela as características dos acidentes: 25,33% foram colisões transversais; 28%, colisões laterais e 14%, colisões traseiras. “Isso evidencia ligações diretas com os comportamentos dos condutores e o respeito às sinalizações/normas de trânsito do município”, comenta o professor Fabiano. “Por isso, queremos promover a construção social junto à sociedade de Nova Andradina, no que tange a prevenção, a conscientização e a educação no trânsito, por meio da aliança com essas instituições por meio de encontros presenciais ou remotos com os parceiros, para analisar e avaliar os eventos de trânsito, bem como, a centralizar os dados coletados pelos órgãos competentes de registro e o tratamento destas informações, constituída a partir de dados obtidos por meio das instituições em seus respectivos sistemas regulatórios”, fala.
O professor Fabiano explica ainda que a matriz de centralização das informações se fará necessária, para alimentar o banco de dados do monitor da violência no trânsito e isso será feito posteriormente. Ele destaca alguns pontos considerados como causalidade dos acidentes (colisões, condição adversa, condição humana, condição mecânica); tipo de veículos envolvidos (automóveis, motociclos, caminhões, ciclistas); horário dos acidentes; grupos de idade dos condutores e vítimas; local do acidente; período da semana; gravidade; sexo dos condutores e vítimas dos acidentes; entre outros. “Estes são alguns pontos norteadores do monitor de violência no trânsito que devem ser observados nas diretrizes do projeto, para que seja analisado e discutido com as instituições a fim de implementar políticas públicas de prevenção e educação no transito, e, além disso, permitir novos olhares para a mobilidade urbana na sede do município. São ações que executadas a partir do primeiro trimestre de 2021, com reuniões quinzenais e/ou mensais conforme a disponibilidade dos parceiros da pesquisa”, fala o professor. “Ressaltamos que este trabalho em conjunto é uma soma de esforços para propor melhorias na postura dos condutores e na infraestrutura de trânsito do município”, fala o professor Fabiano.
Primeiro encontro
No dia 27 de maio, foi realizado o primeiro encontro com os parceiros do projeto. O objetivo foi para fazer uma apresentação inicial dos dados coletados em março e abril de 2021. De acordo com o relatório apresentado, foram 52 ocorrências em março e 57 em abril. Indicadores preliminares revelam que 67% das ocorrências acontecem entre 12h e 6h e mais de 20% são provocadas por condições humanas, como desrespeito ao trânsito, pessoas desabilitadas, desmaios, infartos e convulsões durante a condução dos veículos. A maior parte dos acidentes são registrados no centro de Nova Andradina e, em relação ao tipo de veículo, 76% são veículos leves, sendo a maioria das ocorrências com vítimas.
“É um importante estudo da mobilidade urbana na cidade, especificamente referente às causas e consequências dos acidentes de trânsito, cujos resultados terão aplicação nas políticas públicas que tratam sobre a questão do trânsito”, disse o comandante do 3º SGBM/Ind major Pablo Diego Barros de Jesus.
Para o servidor do Detran de Nova Andradina Edmilson Santana, o projeto traz uma importante contribuição. “Parabenizo, primeiramente, pela iniciativa de idealização do projeto. É uma importantíssima contribuição para pensar essa grave problemática que aflige nossa sociedade. Os acidentes de trânsito matam milhares de pessoas anualmente em nosso país. Ressalto a necessidade de discussões e iniciativas assim, para que possamos buscar meios de pensar um trânsito mais seguro e humano”, falou.
“Esse diagnóstico foi de suma importância. A partir deste encontro o poder legislativo iniciou estudos para criação de lei, bem como indicar e fiscalizar ações do executivo para melhoria no trânsito e garantir mais segurança aos munícipes. Agradecemos o convite e estaremos a postos para novos encontros e ações”, enfatizou a vereadora Márcia Batista Lobo.
A enfermeira do Samu Graziela Braz da Silva também falou sobre a importância do projeto e se colocou à disposição para colaborar. “O projeto é bem interessante em vários aspectos, principalmente para que possamos ter a real dimensão da quantidade de acidentes que acontecem em nossa urbe, além de nortear possíveis políticas públicas futuras para o sistema de trânsito, baseadas em nossa realidade demonstrada em números. É uma proposta de reflexão sobre os impactos sociais, ambientais e psicológicos, além de grande demanda de leitos hospitalares, faltas no trabalho, indenizações e gastos materiais advindos desses acidentes. Assim, esperamos que esse projeto tenha grande êxito e estaremos sempre à disposição em colaborar no que for preciso”.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Acervo do projeto Monitor da Violência no Trânsito em Nova Andradina/MS