Acadêmicos são selecionados para Campus Mobile

Três alunos da UFMS inscreveram projeto no Campus Mobile e foram selecionados para a 6ª edição do programa, realizada de dezembro de 2017 a abril de 2018. O projeto contemplado é o de um aplicativo educativo chamado “GO 17”, relacionado aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os acadêmicos que irão desenvolver o aplicativo são Eros Frederico da Silva do curso de Direito do Câmpus do Pantanal (CPAN), Fernando Gallardo, do curso de Engenharia de Software da Faculdade de Computação (FACOM), e Giulia Pagani Galvão, do curso de Psicologia também do Câmpus do Pantanal (CPAN). Segundo Eros o objetivo do aplicativo é justamente compartilhar informações e conscientizar os seus usuários sobre os 17 objetivos para transformar o mundo. “Queremos  tornar as metas temas em um conjunto de conteúdos que, de modo interativo, poderá proporcionar um maior conhecimento acerca do assunto e, assim, viabilizar ações individuais ou coletivas que possibilitem o cumprimento daquilo que a ONU propõe”, conta.

Ainda de acordo com Eros o aplicativo será composto de aulas com temas específicos dentro dos 17 objetivos da ONU, sendo que cada uma das aulas será dividida em quatro fases: teoria, exercícios, revisão e avaliação final. Na primeira fase serão disponibilizados ao usuário vídeos de professores universitários ou de parceiros que queiram colaborar com o aplicativo, bem como textos e imagens; na segunda, os usuários terão de responder perguntas com o objetivo de testarem o conhecimento adquirido; na terceira fase haverá uma revisão na qual o assunto será mostrado por tópicos, podendo haver imagens ou pequenos vídeos; e na quarta fase a avaliação final será feita por meio de mini games.

“Cada aula, ou conjunto de aulas, terá um mini game diferente, com um tema centrado na teoria da aula e um objetivo, que deverá ser atingido para que a aula seja completa”, explica o acadêmico, e complementa que o teor das atividades, que serão divididas entre conteúdo escrito, audiovisual e de jogos, será delineado segundo a faixa etária do usuário, de modo que a linguagem utilizada seja acessível. “Queremos incentivar o público alvo, composto por adolescentes de 12 a 17 anos completos, a observar o que cada um pode fazer para ajudar a atingirmos esses objetivos e, com isso, deixar o mundo melhor para todos”, finaliza.

Programa

O aplicativo será desenvolvido no Campus Mobile, uma iniciativa do Instituto NET Claro Embratel, em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-USP), que oferece todo o suporte necessário para estudantes talentosos, criativos e com espírito empreendedor no desenvolvimento de serviços e produtos que contribuam para o desenvolvimento social do Brasil.

O projeto “GO 17” foi selecionado na categoria Educação, por meio da qual são desenvolvidos produtos ou serviços inovadores para dispositivos móveis que promovam e aprimorem a aprendizagem dentro e fora da escola, o contexto escolar ou o interesse pelos estudos. Segundo o regulamento do Campus Mobile, o desenvolvimento do aplicativo ocorrerá em momentos distintos: de 04/12/17 a 26/01/18 os alunos desenvolverão suas ideias em um Ambiente Virtual de Aprendizado, com o apoio de um tutor; e de 29/01/18 a 02/02/18 será realizada a semana presencial, onde os participantes poderão refinar os projetos e elaborar um protótipo a partir da interação com os tutores e demais participantes, participação de oficinas e a apresentação dos projetos para uma banca de avaliação.

Os projetos com melhor desempenho em cada categoria receberão premiação em dinheiro e orientações da banca para aprimoramento, e, após um período de ajustes, deverão ser apresentados novamente, por meio de videoconferência, para uma nova seleção e premiação. Os alunos vinculados aos projetos participantes desta última etapa serão contemplados com uma viagem para a cidade de San Francisco e ao Vale do Silício nos Estados Unidos, com visita à Universidade de Stanford, que ocorrerá no mês de setembro de 2018.

Mais informações sobre o Campus Mobile e a lista dos selecionados podem ser obtidas no site: http://campusmobile.com.br/selecionados/6a-edicao/